Sarau Preto e Roda de Diálogo abrem a 11ª Semana da Consciência Negra da Unicap

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena, Neabi, e o Instituto Humanitas Unicap, IHU, relizam de 20 a 27 de novembro, no Campus da Universidade Católica de Pernambuco  a 11ª Semana da Cosnciência Negra da Unicap, que tem como tema: “Sem igualdade racial não há democracia”.

A abertura do evento, que aconteceu no hall do bloco G, no final da tarde desta terça-feira, dia 20, foi um Sarau Preto. Participaram do Sarau Marinho, Lucas dos Prazeres, Surama Rheis e convidados; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Valdenice Raimundo; o coordenador do Neabi, Padre Clóvis Cabral; professores; funcionários e alunos.

À noite foi realizada uma Roda de Diálogo sobre o tema principal da Semana “Sem igualdade racial não há democracia”, no Auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A, da Católica. Acompanhe no vídeo abaixo a íntegra da Roda de Diálogo.

“Nós vamos de hoje dia 20 até o dia 27 de novembro. Encerraremos a 11ª Semana da Cosnciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco acolhendo, entre nós o encontro de 100 Alorixas, mulheres saserdotizas do Candomblé, que vão fazer seu 12º Encontro das Mulheres de Terreiro, aqui. Então, nós abrimos hoje com esse Sarau Preto e a Roda de Diálogo e fechamos, acolhendo entre nós as mulheres de sais rodadas, as Iyás e as Ekedis das comunidades de terreiros do Recife. A Católica acolhendo a beleza, a democracia da comunidade negra”, explicou o coordenador do evento, Padre Clóvis Cabral.

Acompanhe a programação completa da 11ª Semana da Cosnciência Negra da Unicap.

1)   “Uma Introdução à Teologia Negra
Curso ministrado por Ronilso Pacheco (1º dia), teólogo formado pela PUC-RJ, jovem pastor batista no Rio de Janeiro, é articulador social pelo Viva Rio, ativista. Autor do livro: “Ocupar, Resistir, Subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão“.  O Curso será certificado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Unicap.
Local: Sala 603 do Bloco G4 da Unicap, das 17h às 21h

2) Seminário “Vidas negras: diálogos sobre ações governamentais de enfrentamento a violência contra a juventude
Organizado pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e pela Organização das Nações Unidas(UNU-BR),este Seminário tem o apoio institucional da Unicap através do NEABI.
Local: Auditório Dom Helder Câmara no Bloco A da Unicap, das 8h às 17h

3“Oração Alumiar” enculturada em estilo afro-brasileiro
Será um momento de experiência de oração inspirada na tradição da Comunidade de Taizé, que é uma pequena aldeia francesa onde em 1940 foi fundada a única comunidade monástica do mundo que reúne católicos e protestantes…. “Passa-se em Taizé como por uma fonte“, disse o Papa João Paulo II quando ali esteve em 5 de outubro de 1986: “O viajante detém-se, refresca-se e continua o seu caminho. Os irmãos da comunidade, como sabeis, não querem reter-vos. O seu desejo é que possais, na oração e no silêncio, beber da água viva prometida por Cristo, conhecer a sua alegria, discernir a sua presença, responder à sua chamada e, de regresso a casa, dar testemunho do seu amor, servir os vossos irmãos nas paróquias, escolas, universidades e lugares de trabalho.”. Venha beber nas fontes da espiritualidade cristã com “sabor afro-brasileiro
Local: Capela da Unicap, às 18h

1) “Uma Introdução à Teologia Negra” (2º dia)
Local: Sala 603 do Bloco G4 da Unicap, das 17h às 21h

2) Seminário “Vidas negras: diálogos sobre ações governamentais de enfrentamento a violência contra a juventude” (2º dia)
Local: Anfiteatro do Bloco G4 e nas Salas 601,602,603,604 e 605 do Bloco G4 (manhã e tarde)
Sala de Conferência 505, no 5º Andar do Bloco G (noite)

3) No Liceu-Nóbrega
Palestra ”Cultura Africana e Cultura Afro-brasileira
Horário:  10h20 às 11h10 (para os alunos do ensino fundamental)
Plaestra “Juventude Negra: para uma política de enfrentamento das desigualdades
Horário: 11h10 às 12h (para os alunos do ensino médio)

Roda de Diálogo sobre “Direitos humanos, combate ao racismo e feminismos
Organizado em parceria com a Rede Nacional de Feministas, o Instituto Vladmir Herzog e Usina de Valores.
Convidados:
– Ronilso Pacheco: É teólogo formado pela PUC-RJ, jovem pastor batista no Rio de Janeiro, é articulador social pelo Viva Rio, ativista. Autor do livro: “Ocupar, Resistir, Subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão
– Esther Solano: Possui Mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo no curso de Relações Internacionais e professora do Mestrado Interuniversitário Internacional de Estudos Contemporâneos de América Latina da Universidad Complutense de Madrid. Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tem experiência na área de Sociologia, com os temas principais de movimentos sociais e conflitos urbanos
LocalAuditório G1 (1º andar da Unicap), das 18h às 21h

26 e 27 de novembro

A Universidade acolhe e apoia o 12º Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro – APEJO EKEJILÁ.
Local: Auditório Dom Helder Câmara (térreo do Bloco A), das 8h às 17h