Santuário de Nossa Senhora de Fátima vive noite histórica
|O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, no Recife, viveu uma noite apoteótica neste sábado (13) durante as comemorações do centenário das aparições em Portugal. A igreja ficou completamente lotada. Era tanta gente que todas as saídas do templo e o corredor central entre os bancos estavam ocupados.
Para acomodar a multidão, a organização do evento montou um grande toldo e colocou cadeiras no estacionamento onde um telão foi instalado para que todos assistissem à missa. O local onde foi colocada a imagem da santa virou ponto de encontro para orações.
Era lá que estava a família da pequena Giovana Campachi, 10 anos. A menina tímida não teve dificuldade de expressar sua devoção ao explicar seu sentimento pela santa. “Amor. Ela conseguiu um milagre para a minha família. Sempre rezo pra ela antes de dormir. Tenho três imagens dela no meu quarto”, disse ela ao explicar que o pai conseguiu uma transferência no emprego.
A tia de Giovana, a empresária Alba Andrade, 52 anos, também fez questão de expressar sua devoção por Nossa Senhora de Fátima. “Ninguém chega ao Pai se não for por ela. Sou mãe e preciso de conselhos e sempre peço a Ela que tem sempre me ouvido”.
Enquanto Alba e Giovana esperavam pelo começo da missa no pátio, muitos fiéis acompanharam a procissão pelas ruas e avenidas do bairro da Boa Vista. Era pouco mais de sete da noite quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou à Igreja. Um momento emocionante que levou muita gente às lágrimas em meio aos cânticos de louvor.
A missa foi celebrada pelo Núncio Apostólico dom Giovanni D`Aniello, embaixador do Vaticano no Brasil e representante oficial do Papa Francisco. “Estou muito feliz, é um momento de muita alegria. Não imaginava tanta gente. Estou contente demais”, disse ele ao saudar os fiéis. A missa foi co-celebrada por toda a comunidade jesuíta da Universidade Católica de Pernambuco e pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
O reitor do Santuário, Padre Antonio Mota S.J, estava bastante emocionado. Ele agradeceu a presença de dom Giovanni. “Sua presença nos dá alento e nos torna fortaleza para sermos mais profeta. Que esta Casa possa ser realmente um Casa de oração”. A missa reuniu várias autoridades, entre elas o governador de Pernambuco Paulo Câmara, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico.
A celebração eucarística terminou ao som da Orquestra Criança Cidadã, formada por meninos e meninas do bairro do Coque, a mesma que se apresentou para o Papa Francisco em outubro de 2014.