Santuário celebra Nossa Senhora de Fátima
|O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, localizado no antigo Colégio Nóbrega, comemora neste domingo (13) os 101 anos da aparição da Virgem de Fátima aos pastores Jacinta, Lúcia e Francisco, na Cova da Iria, em Portugal. A programação começa às 6h com a alvorada de fogos e banda musical e termina às 19h com missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Ao longo do dia, haverá mais quatro missas. Uma às 6h30, celebrada pelo Padre André Araújo; outra às 8h30, comandada pelo Padre Charles; uma às 10h30, tendo à frente o Padre Antonio, da Cúria Metropolitana; e outra ao meio-dia, que terá como celebrante o Frei Aluízio Fragoso. Estão programados também um café comunitário, às 7h30, lançamento de livros e CD com orações marianas de autoria do Padre João Carlos, terço e uma procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, marcada para começar às 17h30.
A Festa de Nossa Senhora de Fátima teve início na noite de quinta-feira (10) com uma novena, terço e missa celebrada por Padre Cosmo. Na sexta (11), também houve novena, terço e missa comandada por Padre Damião Silva. No sábado (12), a programação começou às 11h com a recitação de mil Ave-Marias e prosseguiu com oficina de oração, novena, terço e missa presidida pelo Padre Mailson Régis de Queiroz.
O tema da festa deste ano é “Nossa Senhora de Fátima, Mãe do Povo de Deus”, em referência ao poder do povo católico nos compromissos da igreja. “Celebramos neste ano a importância dos cristãos leigos atuando na evangelização.Trazê-los para o cenário participativo é muito importante, pois nossa igreja é feita de cristãos e não só de bispos, padres e papa. Nós agimos porque temos um povo de Deus”, explicou o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Recife, Padre Antônio Mota.
Segundo ele, Maria foi a primeira leiga a servir em obediência, fé e missão à vida de Jesus. Neste ano, o Santuário Arquidiocesano, o primeiro no mundo erguido em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, foi repaginado para a festa e ganhou no altar um painel para simbolizar a aparição da virgem. Foram pintados uma azinheira (árvore de copa alta) e os três pastorinhos ao pé da vegetação.
O Santuário Arquidiocesano foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1935, com projeto arquitetônico do francês Georges Mounier. O templo guarda os restos mortais do padre José Aparício, confessor de Lúcia, que a teria ajudado no discernimento dos pedidos da santa. O prédio tem forma de cruz latina com 26 metros de altura e uma torre de 56 metros.