Saiba qual foi o tema da Redação do primeiro dia de provas do Vestibular 2020

Os feras que estão concorrendo a uma vaga em 37 cursos de graduação oferecidos neste primeiro dia de provas do Vestibular 2020 foram recebidos em clima de confraternização por professores e alunos voluntários da Unicap. Dos 1.811 inscritos pagos para as provas deste sábado (14), 164 faltaram, o que corresponde a pouco mais de 9% de abstenção. O índice é considerado normal pela Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave).

A organização do concurso também divulgou o tema da Redação aplicada neste sábado (14). O enunciado da questão pedia aos candidatos um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma reflexão de fotos e legendas sobre as prisões de Jesus Cristo, Nelson Mandela, Gandhi e Martin Luther King.

Enquanto os feras respondiam às questões nas salas de aula do bloco G, os acompanhantes participavam das atividades da Jornada Portas Abertas, na Biblioteca da Universidade. Eles foram acolhidos com show do MPB Unicap e um momento de meditação conduzido pela Ação Pastoral da Universidade.

Na sequência, os pais tiveram a opção de fazer avaliação metabólica, exame de tipo sanguíneo, rodas de diálogo, pilates, técnicas de relaxamento, reabilitação labiríntica, triagem auditiva, estúdio fotográfico, exposição de matemática, informações sobre bolsas, financiamentos e intercâmbio.

“Pensei que a gente fosse ficar na rua. Gostei muito da acolhida de vocês e desse clima familiar”, elogiou Rosângela Miranda, mãe de Lucas Antonio, que tenta uma vaga no curso de Ciência da Computação.

O Reitor Pe. Pedro e os Pró-reitores

A forma acolhedora de a Católica receber os acompanhantes foi destacada pelo Reitor, Pe. Pedro Rubens. “Normalmente, nos vestibulares por aí afora, todos são acolhidos pelos fiscais ou pelo pessoal que controla a disciplina em cada sala. Mas aqui, os estudantes e vocês são recebidos por representantes da nossa comunidade: funcionários, alunos, ex-alunos e professores”.

O estilo comunitário da Católica já pode ser percebido por quem fez as provas neste sábado (14). “Eu vim muito para o Católica In durante o 3º ano. Gosto muito da Universidade, do campus, da estrutura”, disse Luiz Felipe Aranha, fera do novo curso de Engenharia da Complexidade, ao se referir ao evento de informação profissional da Universidade que acontece no primeiro semestre.

O Vestibular comprova que a Católica faz parte da vida de gerações de várias famílias. É o caso de Helen Carvalho, que veio acompanhar a filha Victória Suelen, fera da Licenciatura em História. “Tenho uma tia formada em Psicologia e uma prima formada em Letras. Só tenho coisas boas a falar da Unicap, tanto de ensino quanto de estrutura. É referência”.

Gabarito – Amanhã (15), também a partir das 8h, será a vez dos inscritos no curso de Medicina fazer as provas. Os gabaritos do primeiro dia de provas será divulgado, logo mais, às 15h, nos vestibular.unicap.br e na home unicap.br.