Rumos da Igreja Católica na abertura do Simpósio de Teologia

_MG_6689
O Reitor da Unicap, Pe. Pedro, participou da abertura. Fotos: Gustavo Gloria

As mudanças vividas pela Igreja Católica e os novos paradigmas da Teologia na atualidade dominaram a conferência de abertura do Simpósio de Teologia da Unicap, realizada na tarde desta quinta-feira (22), no auditório G2, proferida pelo Prof. Dr Francisco Júnior.

O docente da Faculdade de Teologia do Ceará e do Mestrado em Teologia da Unicap fez uma análise do pontificado do Papa Francisco, comparando-o com Bento XVI e João Paulo II. “Ainda é cedo para avaliar se Francisco será um desses homens que irá alterar o panorama eclesial, mas é certo que ele já representa ruptura de estilo e perspectiva em relação aos dois últimos Papas”.

_MG_6694De acordo com o teólogo, ainda não é possível afirmar se as mudanças lançadas por Francisco serão consolidadas pelo fato de o mandato dele ser considerado breve, em função da idade do Santo Padre. O professor explicou ainda que as mudanças propostas pelo Papa têm raízes conciliares e pós-conciliares (se referindo ao Concílio Vaticano II). “Elas não vêm do nada. São ancoradas no dinamismo latino-americano”.

O conferencista destacou também os possíveis desafios para o futuro da Igreja Católica. Ele defende que o ‘núcleo’ dessa perspectiva  deve ser orientado para uma Igreja pobre e para os pobres. “A Igreja é o povo de Deus e não os ministros eclesiais”. Caminho que deve ser pavimentado, de acordo com o acadêmico, pelo fortalecimento da dimensão comunitária da fé. “Isso não significa que a Igreja deva se fechar em si, em guetos. Ela deve se fortalecer na missão”.

Outra direção defendida pelo professor Francisco é a de que a Igreja se volte para as periferias do mundo. “A Igreja deve se voltar para os porões da humanidade, para onde haja dor e sofrimento e para a luta pelas transformações da sociedade”.

A forma clara e concisa como o professor Francisco se expressava fez a plateia o aplaudir em vários momentos. Nas suas considerações finais, ele reproduziu os desafios da Teologia propostos pelo Papa. O pesquisador leu trechos de uma carta escrita pelo Santo Padre para a Universidade Católica de Buenos Aires, por ocasião do centenário da instituição.

Em um dos trechos, o Papa Francisco diz que “a Teologia deve ajudar a viver a fé e a enfrentar problemas”. Na mesma carta, o Santo Padre afirma que “os estudantes de Teologia não devem se conformar com a Teologia de gabinete. Os bons teólogos cheiram a povo e as ruas”.