Boletim Unicap

Revista do Ceas discute democracia, juventude e políticas sociais

Foto-22O Centro de Estudos de Ação Social (Ceas) lançou na noite desta terça-feira (21), no anfiteatro do bloco G4 da Católica, a edição de Nº 236 da Revista Crítica de Humanidades. A publicação é fruto de uma parceria com a própria Unicap e com a Universidade Católica do Salvador (Ucsal), da Bahia. A publicação reúne artigos que tem como eixos principais questões ligadas à democracia, juventude e políticas sociais.

Foto-27O evento contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Ele agradeceu o empenho de todos na editoração e já adiantou o que poderá ser o lançamento do ano que vem, quando a publicação completará 50 anos de criação. “Não sei se teremos um fórum social ou um simpósio, mas o lançamento deve ocorrer no primeiro semestre (de 2017) ligado a um grande evento no qual os congressistas deverão ser aqueles que escreverão os artigos”.

O presidente do Ceas, Padre Clóvis Cabral, também falou num tom de celebração. O jesuíta relembrou a época em que conheceu o trabalho da entidade em Salvador, em 1974 e em plena ditadura militar. “As reuniões eram cercadas de muito segredo, de muito sigilo. Participar era perigoso”.

Foto-34Padre Clóvis mencionou três jesuítas integrantes da equipe que o apresentaram ao trabalho desenvolvido no Ceas: Tomas Cavazzuti, Ronaldo Colavecchio e João Confalioneri. “Eles ajudaram a gente a descobrir uma outra forma de viver a fé, de seguir Jesus Cristo, de trabalhar em comunidade e de prestar atenção à realidade. Isso tudo marcou a minha geração, marcou a minha vida e me marcou”.

Quem também fez parte do dispositivo foi o representante do Ceas da Bahia, Manoel Nascimento (Manolo). Ele destacou o envolvimento e a parceria junto aos movimentos sociais e comunidades populares. “A prática vivida nesses espaços são transformadas em reflexão que se publica em cadernos de Ceas. Na medida que a gente consegue manter este ciclo ativo, transformando nossas ações, a gente tem clareza dos momentos em que se vive”.

Foto-44A apresentação do caderno ficou a cargo de um dos representantes do conselho editorial da Revista, Mariano Vicente. “A presente edição aporta contribuições importantes que nos ajudam a ler, com lentes de maior alcance, aspectos de nossa crise política atual e os percalços por que passa a democracia para se consolidar no Brasil”, diz um trecho do editorial lido por ele.

Também fazem parte da comissão editorial a coordenadora de Extensão da Unicap, Prof.ª Drª Odalisca Moraes; a coordenadora pedagógica do Espaço Criança Esperança de Jaboatão e professora do curso de Serviço Social, Valdenice José Raimundo; a professora do curso de Direito, Valdênia Brito; e a professora do curso de Psicologia, Cida Craveiro.

Ceas – O Centro de Estudos de Ação Social (Ceas) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos fundada pela Companhia de Jesus em 1967, hoje integrada por jesuítas e profissionais leigos. Inspirado nos valores humanos e evangélicos da justiça e da solidariedade, o Ceas busca contribuir para a superação da miséria e da exclusão social através da atuação em regiões do nordeste marcadas por situações históricas de pobreza e de dominação, tendo como eixo unificador de sua prática o fortalecimento da autonomia e do protagonismo dos públicos que acompanha.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário