Repensar o ambiente: bases filosóficas da educação ambiental é tema de palestra no Dia Mundial do Meio Ambiente na Unicap

“Repensar o ambiente: bases filosóficas da educação ambiental” foi o tema da palestra do início da tarde desta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório G1, 1º andar do bloco G, durante a I Conferência de Meio Ambiente e Sociedades Sustentáveis – Comeiass, realizado pela Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Humanitas Unicap.

O palestrante foi o professor Fábio Pedrosa, que há 21 anos ensina na Católica, nos cursos de Ciências Biológicas e nas engenharias Ambiental e Civil. Professor Fábio atua, também, na Universidade de Pernambuco (UPE), como professor e coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental.

Professor Fábio falou para a plateia formada por alunos, funcionários e professores da Católica e convidados, dentre eles, o Pró-reitor Comunitário, coordenador do Instituto Humanitas Unicap e presidente do I Comeiass, e a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, professora Arminda Saconi.

O conferencista abordou as questões ambientais de hoje, que são bastante complexas, muito amplas e com grandes desafios. “Cada vez mais as pessoas têm que tomar mais conhecimento do que está acontecendo e saber a diferença entre informação e conhecimento e participar. Por esse motivo, a educação é tão importante. Nossa sociedade ainda é um pouco distante das decisões, não participa muito. Precisamos nos educar, mas no sentido de ter senso crítico, pessoas mais atuantes, pessoas mais protagonistas e não apenas coadjuvantes, ou apenas assistindo o desenrolar dos acontecimentos. Precisamos ser cidadãos mais atuantes.”

O professor falou ainda da questão do aquecimento global que preocupa a humanidade. E no caso de Pernambuco, com suas características, onde 70% do território já está ocupado pelo semiárido e com o aquecimento global, essas questões de aridez e a escassez de água tendem a se agravar. Numa área costeira, como a da Região Metropolitana do Recife, intensamente ocupada, já com muitos manguezais e com ecossistemas devastados, muitos problemas terão suas consequências agravadas, desde inundações a deslizamento de encostas, porque há perspectivas de se ter chuvas mais torrenciais no futuro e problema nas praias com a erosão costeira.

“Eventos como esse são importante porque nos ajudam a divulgar mais essas questões, fazer com que mais pessoas possam entender o que está acontecendo e se interessem a estudar mais o que vem acontecendo. Mas o desafio é que as pessoas participem, tornem-se mais atuantes nesse processo, porque esse é um fundamento da educação”, finalizou o palestrante, que disponibilizou sua apresentação para as pessoas consultarem.

Para visualizar a apresentação, em PDF, do professor Fábio Pedrosa clique aqui.

O evento continuou com várias atividades à tarde e à noite:

Às 16h, conferência Bionegócios: a biotecnologia a serviço da sustentabilidade no Século XXI, ministrada pela professora Aline Elesbão do Nascimento, do Núcleo de Ciências Ambientais – Npciamb, e professora do curso de Ciências Biológicas da Unicap;

Às 19h, palestra Um novo olhar, apresentada pela artista plástica Tiana Santos.