Religiosidade e causa indígena é tema abordado em mais um Fórum Inter-religioso
|A Universidade Católica de Pernambuco sediou mais um Fórum Inter-religioso nesta última segunda-feira (21). Com o tema “Religiosidade e causa indígena”, o encontro teve como objetivo debater as formas de expressão religiosa dos índios e como as outras religiões podem agregar a natureza como dimensão sagrada. O debate aconteceu no auditório do bloco B e contou com a presença de três membros do Conselho Indigenista Missionário (CIMI): Padre Francisco Bispo, Edson Silva e Saulo Vieira.
Para dar início às discussões, foi apresentado um vídeo que mostra o índio do povo Xucuru tocando a sua flauta. Membi tem a função de abrir as tradições religiosas de seu povo, os introduzindo na religiosidade para que eles possam entrar no ritual de fé com mais concentração. “Essa expressão cultural de um povo faz com que o espectador tenha uma nova visão da religião, que, na sua diversidade, busca as respostas dos questionamentos do ser humano, como questões interiores ou do cotidiano. Quando passamos a ver esses rituais indígenas, começamos a questionar e ver a contribuição que a religiosidade desse povo vem trazer para as nossas vidas”, afirmou o historiador Edson Silva.
Durante todo o encontro, também foram abordadas questões relativas às expressões religiosas indígenas como resultado de produções históricas, a ação evangelizadora cristã católica entre os índios do Nordeste, os resultados das atuações missionárias religiosas entre os indígenas e as abordagens recentes sobre esses povos.