Reitor vai participar da solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Padre Hortal

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), Padre Pedro Rubens, vai participar quarta-feira (22), na PUC-PR, em Curitiba, da solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Padre Jesus Hortal Sànchez. Padre Pedro foi aluno do Padre Hortal na Faculdade de Teologia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus em Belo Horizonte.

Padre Jesús Hortal Sánchez, S.J.

O jesuíta espanhol ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em 1950, e foi ordenado sacerdote em 1961. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia do Colégio Cristo Rei (1962), em Filosofia pela Universidade Pontifícia de Comillas (1956), e em Direito pela Universidade de Salamanca (1949), possui licenciatura e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1967) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Santo Tomás (Santo Domingo, República Dominicana, 1958).

Atuou como professor de Biologia Educacional e de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, entre 1960 e 1962. Foi professor de Direito Canônico e de Cultura Religiosa na Universidade Católica de Goiás entre 1968 e 1973. Foi professor de Direito Canônico na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, entre 1970 e 1979. Foi professor de Direito Canônico e Eclesiologia na Faculdade de Teologia do Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, entre 1968 e 1982. Foi Diretor do Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da PUC-RS entre 1980 e 1985. Foi professor visitante de Direito Canônico da Faculdade de Teologia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus em Belo Horizonte, MG, entre 1982 e 1992. É professor de Direito Canônico do Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 1986.

Na PUC-Rio foi diretor do Departamento de Teologia entre 1986 e 1992, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos entre 1992 e 1995, e Reitor entre 1995 e 2010. Na sua gestão como Reitor foi implantado o Programa de Avaliação Institucional (1996) e foi criado o Mestrado em Metrologia, pioneiro no Brasil. Foi inaugurado o prédio da Incubadora de Empresas do Projeto Gênesis e assinado com a Petrobras convênio para a implantação de um Centro de Excelência de Pesquisa de Petróleo em Águas Profundas (1997). O curso de Tecnólogo em Processamento de Dados foi transformado em Bacharelado em Informática. Foi criada a CCEAD – Coordenação Central de Educação a Distância, em 1999, e em 2005 o Departamento de História ofereceu o primeiro curso de graduação na modalidade a distância, em convênio com o MEC. Em 2000 foi inaugurado o novo Centro Cultural e Esportivo e lançada a pedra fundamental da nova igreja da PUC-Rio, inaugurada em 2005.

Em 2001 a Universidade foi avaliada pela Capes com as melhores notas nos cursos de pós-graduação stricto sensu do Brasil. Em 2002 alguns cursos de pós-graduação lato sensu passaram a ser oferecidos no Centro da cidade. Em 2006 foi assinado o Convênio PUC-Rio/Petrobras para construção do Núcleo de Competência em Petróleo, e foi escolhido o projeto para a construção do prédio da futura Midiateca da Universidade. No Enade de 2007 a PUC-Rio foi considerada a oitava melhor universidade do Brasil e a melhor do Estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano foi inaugurado o Instituto São Bento em Duque de Caxias, polo avançado da PUC-Rio, e foram iniciados os cursos de Pós-Graduação lato sensu na Barra da Tijuca. Em 2008 foi adquirido terreno na Estrada Santa Marinha, próximo ao Parque da Cidade, onde serão instalados cursos do Centro de Ciências Biológicas e Medicina. Neste ano o Índice Geral de Cursos de Graduação publicado pelo MEC considerou a PUC-Rio a primeira IES particular do país. Em 2009 foi inaugurado o Instituto de Mídias Digitais. Em projeto coordenado pelo Cetuc e em parceria com o Governo do Estado foi implantado o acesso gratuito a Internet em rede sem-fio nas comunidades do Morro Dona Marta, Cidade de Deus, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho, Jacarezinho e Rocinha.

Em seu período como Reito,r Padre Hortal foi também Vice-Presidente da Organização das Universidades Católicas Latino-Americanas, Membro da Comissão do Exame Nacional do Curso de Direito (1996 a 2003), Membro do Conselho Superior da Faperj (1997 a 2003), Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Consultor da Pontifícia Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, Integrante da Assessoria de Ecumenismo e Diálogo Religioso da CNBB.

Atualmente é professor associado do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Fonte: PUC-Rio