Reitor recebe visita do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Padre Pedro Rubens, recebeu, na manhã desta sexta-feira (3), a visita do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna (IAS), Mozart Neves Ramos. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de parcerias entre a Católica, Abruc, Fundação Fé e Alegria e o IAS.

No encontro, Mozart fez uma apresentação do Instituto Ayrton Senna, uma organização sem fins lucrativos que atua há 22 anos em 17 estados brasileiros e 660 municípios visando a ampliação das oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Atualmente, o IAS apoia a formação de 70 mil profissionais por ano e beneficia a educação de mais de 1,9 milhão de alunos.

Há quatro anos como diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart ressaltou que hoje o IAS atua com foco na educação integral nas redes públicas do Brasil, tanto no ensino fundamental quanto no médio, a fim de garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, que prepare para os desafios do século 21.

Segundo Mozart, o conceito de educação integral, também chamado de educação para o século 21, transcende a ideia de educação em tempo integral, uma vez que não está limitada à ampliação da jornada escolar, mas a uma mudança de visão do papel da escola, que deixa de ser vista como transmissora de conteúdos e passa a ser concebida como mediadora no desenvolvimento de competências não apenas cognitivas, mas também socioemocionais.

Na área de pesquisa e inovação, ele destacou a criação do EduLab21, um laboratório voltado à produção e disseminação de conhecimento científico para a formulação de políticas públicas para uma educação de qualidade. O EduLab21 reúne uma rede multidisciplinar de parceiros ao redor do mundo, entre universidades, pesquisadores, fundações e organizações internacionais. O objetivo principal é buscar respostas para questões cruciais da educação a partir da contribuição das ciências.

Ao final do encontro, Padre Pedro convidou Mozart para participar da próxima assembleia da Abruc, a ser realizada em Brasília em data a ser definida, reunindo os reitores de todas as instituições de ensino superior comunitárias filiadas à associação no sentido de discutir possíveis parcerias. Mozart, por sua vez, convidou o Reitor da Católica a participar, juntamente com o presidente da Fundação Fé e Alegria – movimento internacional de educação população e promoção social -, de uma reunião na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, no sentido de se viabilizar uma aproximação do Fé e Alegria com o IAS.

No ano em que se comemora os 100 anos do Nóbrega, Padre Pedro pretende viabilizar uma parceria do Liceu com o Instituto Ayrton Senna e outras instituições no sentido de pensar projetos de educação inovadores que contemplem também a formação de professores e gestores para enfrentarem os desafios do século 21.

Ao final do encontro, Padre Pedro propôs a Mozart a abertura de várias agendas e/ou rodas de diálogos: primeiro, com a Abruc, para expor os programas do IAS em vista de um convênio “guarda-chuva” com as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, “terceiro setor” ou serviço de interesse público não-governamental; segundo, foi aberta a possibilidade de outra agenda com o Movimento de Educação Popular Integral Fé e
Alegria, ligado à rede jesuíta, em toda a América Latina; terceiro, voltando para Pernambuco, entre tantas possibilidades, foi vislumbrada a parceria com o Liceu Nóbrega, potenciando o convênio da Unicap com o Governo do Estado, além de estudos sobre uma formação de educadores para o século 21, celebrando o centenário da presença jesuíta (depois da supressão da ordem) no mundo da educação em Pernambuco, com a fundação do Colégio Nóbrega.

No ano em que se comemora os 100 anos da fundação do antigo colégio Nóbrega, Padre

presidente da Fundação Fé e Alegria – movimento internacional de educação popular e promoção social -, de uma reunião na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, com vistas a viabilizar uma aproximação do Fé e Alegria com o IAS.