Reitor participa no Rio da posse do novo Provincial dos Jesuítas no Brasil

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participa, domingo, no Rio de Janeiro, da posse do novo Provincial dos Jesuítas no Brasil, Padre João Renato Eidt. Natural de Itapiranga, em Santa Catarina, e reitor desde 2012 do Centro Interprovincial de Formação Santo Inácio de Loyola,em Belo Horizonte, ele terá a missão de conduzir a futura Província do Brasil – BRA, que a partir deste domingo terá uma nova estrutura administrativa em função da unificação das províncias. A cerimônia, que será realizada no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo, contará com a presença do Padre Adolfo Nicolás, superior geral da Companhia de Jesus, que vem de Roma para a solenidade.

Fundada no século XVI, a Companhia de Jesus organiza-se pelo mundo em “províncias”, que são estruturas administrativas que devem facilitar o acompanhamento da vida comum dos jesuítas e da missão que é confiada pela Igreja à Ordem religiosa. No Brasil, a Companhia de Jesus estava organizada em três províncias (Brasil Meridional, Brasil Centro-Leste e Brasil Nordeste) e uma região missionária (Brasil Amazônia). Há seis anos, a Companhia de Jesus no Brasil vem se preparando para se organizar em uma só Província. Na nova configuração, a divisão em diversas províncias deixa de existir. Na nova estrutura, o provincial será auxiliado por uma equipe de colaboradores imediatos e dez superiores – sendo três ligados às casas de formação, e sete responsáveis pelo acompanhamento da vida e da missão dos jesuítas nas chamadas “Plataformas Apostólicas”, configuradas em Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste 1, Nordeste 2, Leste, Sul 1 e Sul 2.

Atualmente, a Companhia de Jesus está presente em mais de 130 países e tem em sua estrutura centros educacionais, sociais e de formação. A Rede Jesuíta de Educação é uma das maiores do mundo com mais de 180 colégios, 200 universidades e faculdades. A Ordem conta também com mais de 2.700 centros de Educação Popular Fé e Alegria, que juntos beneficiam mais de 3 milhões de pessoas oferecendo um ensino de qualidade, formando homens e mulheres para os demais.