Reitor participa de posse do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundãção Joaquim Nabuco

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na tarde desta segunda-feira (11), no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, da posse do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco, professor Fernando Freire. O ministro da Educação, Fernando Haddad, veio prestigiar o novo gestor e assinou o termo de posse em cerimônia que lotou o auditório Benício Dias. A solenidade contou ainda com a participação do vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e dos reitores da UFPE, UPE e UFRPE.

Haddad escolheu o novo presidente da Fundaj, Fernando Freire, a partir de indicações vindas de profissionais e dirigentes da área de educação, nas instâncias universitárias, e não segundo referências político-partidárias. A aproximação da entidade com as universidades é a sua principal missão. O novo presidente pensa em firmar parcerias para o desenvolvimento de programas de mestrado profissional com a participação de técnicos da Fundaj.

Atualmente dando aulas na pós-graduação da Universidade Rural de Pernambuco, Fernando Freire se afastou da atividade para assumir a Fundaj. Ele afirma que está tranquilo ante o desafio da nova função, porque a entidade tem um corpo técnico muito qualificado e não terá dificuldade em coordenar as ações executadas pelas diretorias. Mesmo porque, já atuou como gestor em situações semelhantes. Além de ter tido muito contato com pesquisadores e projetos os mais diferenciados, durante o período em que foi pró-reitor da UFRPE.

Ao ingressar na Academia Pernambucana de Ciências, em 2008, o novo presidente da Fundaj afirmou no seu discurso que sua trajetória como acadêmico “foi construída com muito esforço por mérito, talento, competência e saber, sem nenhuma influência ou privilégios de origem social, riqueza familiar, berço e sobrenome”.