Reitor participa de audiência com ministro da Educação em Brasília

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Padre Pedro Rubens, participou nesta quarta-feira (15) de audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília. Estava acompanhado do Reitor da Universidade Católica de Brasília e presidente do Conselho Nacional de Educação, Gilberto Garcia, e do secretário Executivo da Abruc, José Carlos Aguilera.

Na audiência, foi retomada a agenda da Abruc com o MEC, incluindo temas como os programas de financiamento e uma proposta concreta em relação à ampliação das vagas remanescentes do Prouni. O incremento das licenciaturas a partir da reforma do Ensino Médio foi outro assunto tratado na reunião. “Quase todas as Instituições de Ensino Superior Comunitárias começaram com cursos voltados para a formação de professores. Então, temos um carinho e um engajamento histórico nessa área. O Brasil precisa da formação de novos professores, mas falta uma política para apoiar e incrementar essa demanda”, ressaltou Padre Pedro.

Segundo o Reitor da Unicap, o ministro Mendonça Filho foi muito cordial e receptivo ao diálogo. “Abrimos hoje uma agenda de estudos de propostas concretas e ficou acertado que, nesta quinta-feira, após a reunião da diretoria da Abruc, voltaremos ao MEC trazendo propostas para serem analisadas”, revelou.

O segmento das Comunitárias representa 23% dos alunos matriculados no ensino superior brasileiro. Nesse sentido, Padre Pedro destacou que o setor tem um papel importante e que pode dar a sua colaboração para a educação no Brasil.