Reitor participa da solenidade de entrega da Medalha dos Guararapes no Palácio do Campo das Princesas

Por Carolina Oliveira

A Data Magna de Pernambuco foi celebrada nesta terça-feira (6) pelos pernambucanos, mas teve um significado ainda mais especial para 14 personalidades e 4 instituições. O governador Eduardo Campos os recebeu no jardim do Palácio do Campo das Princesas para entregar-lhes a mais alta comenda do Estado: a Medalha dos Guararapes. Convidado para a solenidade, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, integrou o seleto público.

Foram agraciados com o Grau Graduados Especiais a Academia Santa Gertrudes, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada, o Instituto Homem da Meia-Noite e o Movimento Estadual de Catadores de Material Reciclável.

Já as 14 personalidades receberam o Grau Grã Cruz: a ex-prefeita de Salgueiro, Cleuza Pereira; o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o empresário Eustácio Vieira; o jurista Fernando Coelho; o ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra; o empresário Fernando Santos; o comunicador Geraldo Freire; o desembargador do TJPE, José Fernandes de Lemos; o vereador do Recife, Liberato Costa Júnior; o músico Naná Vasconcelos; o otorrino Nelson Caldas; o Padre Daniel Lima; a economista Tânia Bacelar e a ex-deputada estadual e autora do Projeto de Lei que estabeleceu a Data Magna, Terezinha Nunes.

SAUDAÇÃO: O Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, foi recebido pelo Governador Eduardo Campos

Após a entrega das medalhas, os presentes contaram com o discurso do vereador Liberato Costa Júnior, que narrou o episódio ocorrido há quase dois séculos. Em meio a uma verdadeira aula de História, o homenageado conceituou: “A Revolução Pernambucana primou por valores importantes como a liberdade de expressão, credo e, sobretudo, um sonho de construir um Brasil independente e justo”.

Entoado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música, o Hino de Pernambuco arrancou emocionantes palavras da Irmã Consuelo Tavares, da premiada Academia Santa Gertrudes: “Comemorar, celebrar e relembrar esta Data Magna de 6 de março é colocar, no hoje, o ontem de Pernambuco, e imprimir nas novas gerações o que nos legaram os nossos antepassados históricos”.

Ao concluir a solenidade, o governador Eduardo Campos agradeceu às instituições e personalidades presentes pelos relevantes serviços prestados à sociedade. O Clube de Alegoria Homem da Meia-Noite trouxe à tona o clima carnavalesco ao som de muito frevo. Todos foram saudados em coquetel que se prolongou até as 20h.