Reitor participa da reinauguração do Hospital Pedro II

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, participou da reinauguração do Hospital Dom Pedro II, na noite da segunda-feira (16), no bairro dos Coelhos. O hospital, que por mais de um século foi a principal referência hospitalar e acadêmica no Estado, passou 28 anos fechado.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do Imip, Antônio Carlos Figueira; o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o tataraneto de Dom Pedro II, Dom João de Orleans e Bragança; a primeira-dama do Estado, Renata Campos, representando o governador Eduardo Campos; o prefeito do Recife, João da Costa; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; e muitos empresários e políticos pernambucanos.

Padre Pedro Rubens, que é um dos conselheiros do Imip, ficou muito feliz com a reabertura do hospital e acredita que obras desse porte preparam nossa cidade para o futuro. “Cada obra antiga restaurada na cidade do Recife é um resgate do pioneirismo, da grandeza do povo pernambucano. É importante resgatar uma instituição histórica desse porte, não só pelo ponto de vista patrimonial e arquitetônico, mas sobretudo porque se trata de uma obra de atendimento aos mais pobres, com o que há de mais moderno no sistema de saúde atual. É colocar Pernambuco reconciliado com seu passado, mas se preparando para o futuro.”

Antônio Carlos Figueira, presidente do IMIP e Padre Pedro Rubens

O Pedro II está incorporado ao complexo hospitalar do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), dirigido por  Antônio Carlos Figueira, que expressou a emoção sentida por todos que fazem parte do Imip. “É um sentimento de gratidão pelo apoio que recebemos da classe empresarial, da classe política, do povo em geral para recuperar esse prédio, que é tão significativo para toda a população pernambucana.”

O prédio foi concebido pelo engenheiro pernambucano Mamede Ferreira, em 1861. O hospital tem característica neoclássica e também reúne os conceitos hospitalares desenvolvidos na Europa do século XIX. A restauração foi assinada pelo arquiteto Jorge Passos, e coordenada pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Frederico Almeida, que ressaltou a satisfação de participar de um projeto como esse: “Para mim, isso não só representa o resgate de um patrimônio histórico, mas também o resgate da história da arquitetura hospitalar brasileira. É muito interessante poder resgatar, e trazer isso de volta ao recifense”.

Padre Pedro Rubens e Dom João de Orleans e Bragança

O prédio de 149 anos teve há muitos anos a ilustre visita do Imperador Dom Pedro II, que liberou recursos para hospitais e orfanatos e originou o nome do hospital. Na sua reinauguração, estava presente o tataraneto de Dom Pedro II, Dom João de Orleans e Bragança, que falou sobre a importância da reabertura do Pedro II. “Esse hospital é de extrema utilidade pública principalmente para as populações das camadas de baixo poder aquisitivo que precisam de uma saúde pública presente e moderna. Apesar do prédio antigo, que é um patrimônio histórico do Brasil, não só de Pernambuco, aqui dentro pode  se ver o que há de mais moderno em equipamentos. Para mim, é um prazer saber que Pernambuco, tem um hospital desse porte.”