Reitor da Unicap troca experiências com alunos concluintes do Liceu Nóbrega

Foto: Leandro Tabosa

Por Carolina Oliveira

Na tarde de sexta-feira (23), os cerca de 180 alunos concluintes do Liceu Nóbrega tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. O encontro foi marcado pelo lançamento de seu livro, “Lugar onde os pássaros cantam e pessoas contam histórias”. Conduzido pelo jornalista Daniel França, o momento congregou alunos e professores do Liceu, às 14h30, no auditório G1.

O Reitor foi entrevistado pelo jornalista Daniel França

Os músicos Percy Marques e Genilson Pontes abriram o descontraído encontro. Convidado por Daniel França a subir ao palco, o Reitor trouxe aos presentes algumas de suas estórias de quando vivia em Aracoiaba, cidade localizada no Ceará e que serviu de cenário para seu livro. “O povo do interior tem o dom de contar estórias, muitas vezes sem saber ler nem escrever. Fiz esse livro para relatar alguns episódios da vida naquele lugar. Essas páginas foram escritas especialmente para meus pais, e eu espero que as estórias nelas contidas percorram por muitas pessoas, porque há um pedaço de mim nelas”, afirmou.

Durante a entrevista, Padre Pedro narrou parte de sua trajetória até chegar a ser padre, atividade que, segundo o Reitor, consiste em uma forma de ajudar na transformação da sociedade. “Foram 12 anos de estudo. Quando saí do interior para estudar em Fortaleza, não quis mais saber de cidades pequenas — de Salvador, passei por Belo Horizonte, até chegar ao Recife. Mas quando cheguei na França, o que me consolava eram as lembranças do meu interior. Quando saí do Brasil, senti a importância daquela cidadezinha”, explicou.

Após a troca de experiências, foi exibido o documentário “Vazantes Vive”, que trouxe ao público a atuação da Fundação Fé e Alegria do Brasil no distrito de Vazantes, interior do Ceará. “Esse projeto trouxe uma ideia de educação que mudou os conceitos da comunidade. Fizemos um trabalho com oficinas e devolvemos aos jovens o gosto pela cultura. A Fundação levou o estímulo à educação e ao estudo, e hoje envolve 700 pessoas.”

A professora de Biologia, Luiza Pontes, comentou: “O que foi tratado aqui consistiu em uma forma de incentivar os alunos que estão terminando o Ensino Médio, e trouxe a ideia de tentar perseverar e buscar um destino melhor. Foi muito interessante e gratificante”. O aluno Alisson Santana, que vai prestar vestibular para o curso de Dança, fez um balanço do momento: “O que o Padre falou serviu para todos, porque trouxe o conceito da superação através das estórias sobre o interior onde ele morou, que, mesmo não tendo muitos recursos, conseguiu triunfar diante das dificuldades”.

Ao final do evento, quatro exemplares do livro “Lugar onde os pássaros cantam e pessoas contam histórias” foram sorteados entre os alunos das turmas que compõem o terceiro ano do ensino médio.