Reitor da Unicap é o novo presidente da Fiuc
|
O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, é o novo presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc). Ele foi eleito durante a 24ª Assembleia Geral da entidade, realizada de 23 a 27 de julho, no campus São Bernardo do Centro Universitário da FEI, em São Paulo. Padre Pedro é o primeiro brasileiro a assumir o cargo. O mandato terá duração de três anos.
Na ocasião, também foram eleitos como vice-presidentes a professora Thérèse Lebrun, da Universidade Católica de Lille (França); professor Michael Calmano, da Universidade de Nanzan (Japão); e o Padre Jean-Bosco Matand, da Faculdade Católica de Kinshasa (República Democrática do Congo).
A Fiuc elegeu, ainda, os membros da administração da entidade nos cinco continentes: pela África foi eleito o Padre Jean-Bosco Matand (Faculdade Católica de Kinshasa, República Democrática do Congo); pela América do Norte, o Dr. Chantal Beauvais (Universidade Saint Paul, Canadá), Ronald Gallagher (Colégio Saint Mary’s da Califórnia, Estados Unidos) e o professor Jorge Iván Velez Arocho (Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico); pela América Latina, Dr. Manuel Corrales Pascual (Pontifícia Universidade Católica o Equador), Dr. Clemente Juliatto (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil) e Dr. Pedro Pablo Rosso (Pontifícia Universidade Católica do Chile); pela Ásia, o professor Michael Calmano (Universidade de Nanzan, Japão), Padre Thomas Chathamparampil, (Universidade Cristã, Índia) e Padre José Ramon T. Villarin (Universidade de Manila, Filipinas); pelo Oriente Médio, o professor Antoine Hokayem (Universidade Saint-Joseph de Beirute, Líbano); pela Europe, o Dr. Borys Gudziak (Universidade Católica Ucraniana, Ucrânia), o professor Marceliano Arranz Rodrigo (Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha) e o Prof. Thérèse Lebrun (Universidade Católica de Lille, França).
Os professores Juan Carlos Torre Puente (Pontifícia Universidade de Comillas, Espanha) e João Vila-Chã (Pontificia Universidade Gregoriana, Itália) serão responsáveis pelos grupos setoriais; e a professora María Eugenia Guerrero Useda (Universidade Católica da Colômbia) será a responsável pela área de pesquisa.
Durante o evento também foi escolhida a sede da 25ª Assembleia Geral da Fiuc. Será em Melbourne, no campus da Universidade Católica da Austrália.
Sobre a Fiuc
A Federação Internacional das Universidades Católicas é uma instituição que tem por finalidade contribuir para o progresso do saber e para a elaboração de um mundo mais justo e mais humano, à luz da fé cristã. Foi fundada em 1924 por iniciativa da Universidade Católica do Sagrado Coração (Milão, Itália) e da Universidade Católica de Nimega (Nimega, Holanda). Foi estabelecida por decreto da Santa Sé em 1948 e reconhecida pelo Papa Pio XII em 1949. Um momento decisivo na história da Federação veio em 1967, quando a Fiuc foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tornando-se uma Organização Não-Governamental Associada com status consultivo.
Atualmente, a Federação Internacional das Universidades Católicas é composta por 206 instituições católicas de ensino superior, sendo 14 na África, 31 na América do Norte, 69 na América Latina, 45 na Ásia e 47 na Europa. A sede da entidade fica em Paris, na França.
Sobre o novo presidente da Fiuc
Padre Pedro Rubens é Mestre e Doutor em Teologia pelo Centre Sèvres, Facultés Jésuites de Paris. Fez sua graduação em Filosofia na FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte (1985-1987) e revalidou na Universidade Católica de Pernambuco (1989). De 2002-2005, foi professor de Teologia Fundamental na FAJE, participando igualmente do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado. Desde 2006, é Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e professor de teologia, na equipe do Mestrado em Ciências da Religião. Tem formação e experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: discernimento teológico, fé cristã e religiosidade popular, teologia contextual latino-americana, método teológico, hermenêutica filosófica e teológica.
Parabéns para todos nós!
A representação do Brasil na presidência da FIUC possibilitará uma nova sensibilidade para entidade: criatividade e refundação… muito bom!
Força, coragem e confiança padre Pedro.
Muita paz,
Artur
….como seu aluno de Teologia Fundamental, estou muito orgulhoso de sua eleição. Bom trabalho, muito sucesso!!!!
Como é reconhecidamente brilhante do ponto de vista intelectual, criativo no trabalho e apaixonado pelo que faz, terá excelente oportunidade, de forma bem nordestina e mais cearense, de contribuir com uma nova forma de fazer universidade além dos muros da UNICAP e das fronteiras do país. Parabéns Pedro Rubens
como é bom ter uma pessoa nossa, próxima e querida, num organismo de tão grande projeção
temos certeza que ele imprimirá à Fiuc o mesmo dinamismo que trouxe à Unicap
parabéns Pe. Pedro
estamos muito orgulhosos deste feito
Parabéns ao nosso estimado reitor. Sua presença num organismo de tão grande projeção, com certeza trará promissores convênios para nossa região.
Saúde e Paz!
Que Deus o abençoe nesta jornada e que o ampare e proteja, dando-lhe dicernimento e tranquilidade para enfrentar todos os desafios que lhe forem proposstos. Um grande abraço com o nosso respeito e estima.