Reitor da Católica recebe visita de diplomatas americanos

Edvaldo Amorim, Heidi Arola, Thales Castro, Padre Pedro Rubens e Arlene Jackson

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu na tarde desta sexta-feira (20) a visita de representantes do Consulado Americano no Recife. O encontro foi articulado pelo assessor de Relações Internacionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro. Estiveram presentes Edvaldo S. Amorim e Heidi Arola. Eles trouxeram a diretora de educação internacional da American Association of State Colleges and Universities (AASCU), Arlene Jackson.

A AASCU é uma entidade que reune 420 instituições de ensino dos Estados Unidos. O objetivo do encontro de hoje foi conversar sobre as possibilidades de estreitar laços entre as universidades e faculdades americanas e as brasileiras. Arlene Jackson visitou outras instituições em Pernambuco e, nos próximos meses, pretende trazer reitores e diretores do Estados Unidos. “Nosso programa tem um diferencial. Queremos estabelecer uma sólida relação institucional. Não é apenas algo entre alunos e profesores, mas entre instituições”, disse Arlene.

Os programas oferecidos pela AASCU estimulam pesquisas conjuntas, intercâmbios de professores e alunos. Somente na China, mais de dois mil estudantes são beneficiados. “A demanda é bastante fluida entre os chineses e os americanos com relação a transferência e reconhecimento de créditos. O ministério da Educação da China reconhece o programa como execelente”, salientou Edvaldo Amorim.

Arlene explicou ainda que o perfil das entidades que formam a AASCU é formado por famílias, que em muitos casos, estão tendo acesso à educação superior pela primeira vez. “São filhos de mães solteiras, veteranos de guerra, pessoas de baixa renda”. Algo semelhante ao papel comunitário da Unicap, como observou Padre Pedro.

O grupo fez questão de passear pelo campus da Unicap

O Reitor agradeceu a visita destacando a importância de “inserir Pernambuco na internacionalização do saber universitário”. “O encontro de hoje me deixa com muita esperança de, no futuro próximo, possamos estabelecer parcerias”. Após a visita, o grupo deu um rápido passeio pelo campus onde conheceu o térreo do bloco G e os jardins próximos à Biblioteca. “Vocês têm uma estrutura muito boa. O campus parece com os americanos e isso é uma vantagem para vocês”, disse Heidi Arola.