Católica discute a família e as instituições infantis como contextos ecológicos do desenvolvimento humano

Durante os dias 8 e 9 de novembro, a Universidade Católica de Pernambuco, por meio do seu curso de Mestrado em Psicologia Clínica e do Laboratório de Família e Interação Social -Lafam, realizou a II Jornada do Lafam “Família, Instituições Infantis e Desenvolvimento Humano”, na sala de Teleconferência, no térreo do bloco G4.

O seminário, que teve como conferencista a professora Lília Lhêda Chaves Cavalcante, integrante do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará – UFPA, apresentou a família e as instituições infantis como contextos ecológicos do desenvolvimento humano.

Na manhã do dia 8, a professora Lília Lhêda Chaves Cavalcante abordou a introdução à temática principal do evento. “A Ecologia do Desenvolvimento Humano é um modelo teórico que foi elaborado e difundido por Urie Bronfenbrenner, um psicólogo russo que viveu nos Estados Unidos, que propôs uma compreensão de um modelo para explicar o desenvolvimento como um fenômeno altamente complexo. O fenômeno envolve a interação da pessoa e as suas características, que às fazem única, tanto em termos físicos, psicológicos e sociais com as características de um ambiente que, também, tem que ser entendido de forma ampla, porque envolve várias menções diferenciadas, desde o espaço e ambiente imediato que ela vive até as estruturas ideológicas, as variações culturais e, de algum modo incidem no desenvolvimento da criança e de todos nós.”

A coordenadora da II Jornada do Lafam , professora Cristina Brito, falou do objetivo do evento. “Esse é um evento que vai complementar a carga horária dos alunos do Programa do Mestrado em Psicologia Clínica da Unicap, principalmente dessa 14ª turma e das anteriores, assim como, uma oportunidade de conhecer teorias novas que a professora Lília Cavalcante está trazendo. Pra gente é uma oportunidade, também, de conhecer trabalhos que são desenvolvidas na Região Norte do país e fortalecer parcerias futuras com a Universidade Federal do Pará. Então, eu acho que está sendo um encontro muito rico e pode redundar, depois, em trabalhos em conjunto, artigos etc.”

A professora Lília Cavalcante fala da importância do encontro. “Acho que a II Jornada do Lafam ‘Família, Instituições Infantis e Desenvolvimento Humano’ é uma grande oportunidade, tanto no sentido de aproximar grupos de pesquisa das Regiões Norte e Nordeste, que têm investido no desenvolvimento humano, a partir das condições contextuais que nós temos. Assim como, a oportunidade, justamente por ser um espaço de troca e de discussão, de pensar em estratégias de aprofundar essa relação, mantendo a atitude de colaboração desses grupos de pesquisa, na produção conjunta e pensando os desafios que estão postos ao desenvolvimento infantil e no desenvolvimento humano, como um todo, para essas duas regiões, que têm características muito semelhantes, dada a sua condição dentro do processo de desenvolvimento econômico posto no Brasil.”

À tarde, foram abordados os temas: A família como contexto primário do desenvolvimento; As instituições infantis como contextos do desenvolvimento humano e A creche e a pré-escola como contexto do desenvolvimento na primeira infância.