Redução da maioridade penal: punir ou (re)educar?

11911408_10207217553668211_1734421214_n

Na noite de hoje (19), a Universidade Católica de Pernambuco realizou em parceria com o Instituto Humanitas uma importante palestra acerca da redução da maioridade penal. O tema foi abordado pela coordenadora do curso de Psicologia, Ana Lúcia Francisco. A palestra ocorreu no auditório do bloco B da instituição.

Cerca de 1 % dos crimes praticados no Brasil é cometido por uma criança ou adolescente. Apenas 1,4% dos atos infracionais cometidos por estes são de homicídio, sendo 68% contra o patrimônio. “Vejo a situação como uma resposta do jovem que é instigado à ostentação e não lhe é dada a mínima condição social. O patrimônio o violenta e o jovem responde”, analisou.

Para a professora Ana Lúcia, é importante o investimento na educação e parar de tomar medidas que visem à privação de liberdade.  Na prática o jovem não tem seus direitos básicos supridos. Pela falta de uma perspectiva de futuro, podemos ser levados pela violência e doença.

O próximo evento do Instituto Humanitas será sobre “Práticas Restaurativas e Direitos Humanos”  e ocorrerá no dia 3 de setembro, às 19h, no auditório G1 .