Rede vai reunir Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste

Rede de Instituições

A criação de uma Rede das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste foi o tema central da reunião que o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Padre Pedro Rubens, teve ontem na Unicap com o Reitor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Maurício da Silva Ferreira; o diretor da Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), Paulo Muniz Lopes; a diretora da Fafire, Maria das Graças Soares da Costa; o procurador institucional da Fafire, Moisés Benigno da Silva; a coordenadora geral de Graduação da Fafire, Walnéa Virginia Mangueira Lima; e o assessor jurídico da Abruc, Dom Dyogo Patriota.

Na ocasião, foi formado o núcleo indutor com vistas à criação da Rede, constituído pelas instituições presentes à reunião, que já tem como missão identificar cada uma das IES comunitárias existentes no Nordeste – são mais de 20 – e mostrar a relevância da Lei das Comunitárias (12.881/2013) para cada uma dessas instituições.

De acordo com o Reitor da Unicap, a ideia da criação da Rede surgiu a partir da experiência exitosa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde as comunitárias trabalham unidas e têm grande força. “A exemplo do que acontece no Sul, sentimos a necessidade de fortalecer as IES comunitárias do Nordeste por meio da criação de uma Rede. Não só temos problemas comuns como também agendas comuns”, enfatizou.

Padre Pedro ressaltou ainda que a Rede das comunitárias nordestinas seguirá a agenda da Abruc no sentido de focar estratégias com o Estado brasileiro visando maior participação nas políticas públicas de inclusão social e educação superior. As instituições comunitárias representam 23% do alunado brasileiro no ensino superior.

“A nossa meta é nos distinguirmos cada vez mais da educação privada e, como prevê a lei 12.881, reforçar a nossa identidade como instituições do segmento público não estatal, de direito privado, sem fins lucrativos”, destacou o reitor da Unicap.