Redação aborda Transposição do Rio São Francisco

A Redação do Vestibular do meio do ano da Universidade Católica de Pernambuco abordou a Transposição do Rio São Francisco. O enunciado da questão fez um breve histórico do problema da seca no sertão, trazendo citações de dois clássicos da literatura brasileira que tratam do tema. Os Sertões, de Euclides da Cunha; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Em seguida, a questão apresentava duas fotografias dos canais da transposição com informações sobre a obra e a esperança para 12 milhões de pessoas que “têm enfrentado o doloroso sofrimento de conviver com a falta d`água, nas breves e prolongadas estiagens”.

A dissertação argumentativa pedia a opinião do candidato a respeito do que havia sido colocado. Do total de inscritos (1834), 1.130 candidatos escolheram fazer a Redação da Católica. O restante (704) optou por usar a nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Coave informou também que 37 candidatos fizeram as provas do Vestibular em regime especial. São casos de recuperação de cirurgia ou de candidatos que comprovaram ter o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesses casos, os feras têm direito a uma hora a mais para terminar as provas.

Abstenção –  A Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave) divulgou um balanço do número de faltosos do Vestibular do meio do ano. Do total de 1834 inscritos, 171 não compareceram para fazer as provas. O percentual de abstenção foi de 9,32%, índice considerado normal pela organização do concurso.