Reabertura do Cineclube Revezes exibe documentário Alexina – memórias de um exílio

RSCN5308
Professores Stella Maris e Cláudio Bezerra, diretores do documentário

Após quase dois anos, o Cineclube Revezes, da Universidade Católica de Pernambuco está de volta. Criado em 1999, o Revezes é um espaço de exibição de produções locais e nacionais, além de debates em torno do cinema. Quinta-feira (3), na edição de reabertura, foi exibido o documentário Alexina – memórias de um exílio, dos professores do curso de Jornalismo Stella Maris Saldanha e Cláudia Bezerra. Trata-se de um resgate das memórias do exílio cubano de Alexina Crespo, uma das principais líderes das ligas camponesas nos anos de 1960. Os diretores do curta estiveram presentes e fizeram, após a exibição do filme, um debate com os alunos da Católica.

O curta é construído através de duas narrativas: a própria Alexina, que aborda, de maneira muito emotiva e pessoal (“Eu não vou falar muito senão me prendem”, relata, aos risos, Alexina, em um dos trechos do filme”), o momento que ela viveu exilada, no auge da revolução cubana. E o seu filho, Anatólio Julião, com uma visão mais racional de quem morou e estudou no país. “Nós queríamos fazer o documentário baseado na visão de Alexina, mas ela acabou adoecendo e tivemos que introduzir, com muito sucesso, Anatólio”, frisa Stella. “O jeito fragmentado de contar sua história, com seus lapsos de memórias e seus contos emotivos, traduzem bem e mostram o que ela viveu nessa época”, ressaltou Cláudio.

O Cineclube Revezes está programando a exibição de outros filmes para outubro e novembro, com o objetivo de aproximar os estudantes universitários da produção cinematográfica de Pernambuco.