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Raul Henry encerra programação do Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Católica

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Unicap

O deputado federal Raul Henry realizou palestra sobre seu livro “Ginásio Pernambucano: os desafios para transformar um projeto piloto de sucesso em política”, no dia 24 de maio, às 19h, no auditório G1. A obra é fruto de sua dissertação de Mestrado em Gestão Pública pela UFPE. O evento encerrou a programação Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Unicap.

Antes de começar, os integrantes do MBP Unicap, Percy Marques e Marcos Ferreira, realizaram uma apresentação musical para o público presente. O mediador do evento, Daniel França, jornalista da Assessoria de Comunicação da Unicap – Assecom, começou a noite dando boas-vindas e agradecendo a participação dos integrantes do MPB. Em seguida, explicou a dinâmica da noite, onde ele faria uma entrevista com o deputado Raul Henry sobre o livro e, após essa etapa, o público faria as perguntas direcionadas ao autor.

Após as informações iniciais, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Padre Pedro Rubens, cumprimentou os presentes. “Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas! Queria, em nome da Universidade, saudar e dar boas-vindas ao deputado Raul Henry. Agradeço a presença de todos e ao deputado, que foi aluno desta Universidade, e relembro que ele esteve aqui como candidato a prefeito e foi o único que veio sem a militância, que era uma das regras do debate, e que os outros não honraram. Acabou que ele falou muito mais livremente. Eu guardei aquela primeira impressão muito fortemente.”

“A gente agradece de forma muito especial a sua presença aqui e, como não é a primeira vez que o senhor vem aqui, não seja também a última.  Agradeço também a todos vocês que vieram prestigiar o evento. Então, isso é para dizer que essa entrevista de hoje, certamente, vai nos dar pistas e, sobretudo, gosto para ler essa obra e, nessa obra, ler a história do Ginásio Pernambucano e continuar sonhando com a educação em Pernambuco, que tem essa teimosia de ser pioneiro e essa teimosia é o jeito mais pernambucano de ser e é também a melhor  missão que Pernambuco pode dar à educação ao nosso País. Então muito bem-vindo”, finaliza Padre Pedro Rubens.

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Unicap

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UnicapA coordenadora de estágio obrigatório das licenciaturas da Católica, professora Maria Helena da Costa Carvalho, cumprimentou os presentes e disse que era uma satisfação muito grande encerrar o XXIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica com um evento dessa natureza. “Nós tivemos uma semana intensa com atividades de palestras, oficinas pedagógicas, sessão de pôster e esse é um seminário que acontece a cada semestre. É um seminário, diga-se de passagem, em que o grande protagonista é o aluno. São os alunos estagiários que desenvolvem seus trabalhos nas escolas e nesse seminário apresentam seus resultados obtidos, a partir, dos trabalhos que desenvolveram, temas de intervenção, temas de pesquisa. Então, nós tivemos essa semana toda com atividades e é muito gratificante encerrarmos o evento com um lançamento de um livro sobre o Ginásio Pernambucano, que não só tem uma história na educação pernambucana, mas na atualidade. Já há algum tempo, o Ginásio Pernambucano é o campo preferencial de estágio aqui para a Universidade Católica, tendo sempre recebido nossos alunos com uma contribuição significativa na formação. No processo formativo, a articulação entra teoria e prática é fundamental. Gostaria de deixar minha pergunta: Como enfrentar esse desafio? Porque ficar no projeto piloto não é suficiente. Temos que avançar” , questionou professora Maria Helena.

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UnicapRaul Henry é graduado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco e mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. No Executivo, foi vice-prefeito do Recife; secretário estadual de Educação e Cultura e secretário estadual de Planejamento. No Legislativo, foi deputado estadual e atualmente está no seu segundo mandato de deputado federal. É titular da Comissão de Educação e Cultura e autor da Lei de Responsabilidade Educacional.

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UnicapO convidado da noite cumprimentou os presentes e agradeceu o convite. “Eu quero cumprimentar a todos inicialmente, agradecer ao convite do Padre Pedro Rubens para que eu estivesse aqui esta noite. Padre Pedro Rubens, que é uma figura que honra essa Universidade, é uma das pessoas de maior estatura intelectual em Pernambuco hoje. Então, eu estou muito honrado em voltar aqui na Universidade em que me formei em Economia, para participar de um evento como esse. Eu fui secretário de Educação durante um ano e dois meses apenas, mas essa foi uma experiência que mudou para sempre a minha vida, tanto que depois dessa experiência, eu passei a concentrar todo esforço da minha vida pública nesse tema da educação. Fui deputado estadual na Comissão de Educação, sou deputado federal na Comissão de Educação, sou relator hoje de uma lei de responsabilidade educacional. Então, todo meu esforço no estudo, todo meu esforço de militância política é no campo da educação. E para me qualificar mais ainda, eu me candidatei a um concurso de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco, em Gestão Pública, e na hora de escolher a minha tese, escolhi no campo da educação. Porque esse tema, essa experiência começou no Estado quando eu era secretário de Educação e essa experiência se implantou. Havia uma dúvida sobre o resultado dela. Os alunos que frequentavam o Ginásio Pernambucano eram basicamente de Santo Amaro, uma região muito pobre do Recife. 75% da clientela dessa escola tinha renda familiar de até dois salários mínimos e, quando houve o primeiro Enem, a gente teve uma nota superior à média do Estado, à média do País e à média do estado que teve a nota mais alta, naquele ano, que foi o Estado do Rio Grande do Sul. Então, a experiência era um sucesso! Mas a grande pergunta que se fazia é a que a professora Maria Helena me fez. Fazer um piloto é fácil, eu quero ver é transformar isso numa política educacional na Rede de Ensino. Esse era o grande questionamento do sindicato: ‘o que vocês estão fazendo aqui é ótimo, mas quero ver fazer nas mil escolas do Estado?’”

“Então, a minha pergunta de pesquisa era a seguinte: é realmente replicar esse piloto com o modelo que ele tem para todas as escolas da rede pública, ou isso não é verdade, não é possível? A minha tese tentava responder a essa pergunta. Eu levantei sete hipóteses para tentar responder a pergunta. A primeira: se os resultados valiam a pena? A segunda: se o custo cabia no orçamento público? A terceira: sobre o modelo de gestão, se era replicável? A quarta: se a pedagogia era adequada e se era replicável? A quinta: se era possível manter o nível de motivação da equipe, ao replicar um piloto? A sexta: se havia recursos humanos suficientes no conjunto da rede? E a sétima: se dava para garantir a reprodução da experiência até que ela se universalizasse. A conclusão é que com exceção de dois, todos os outros itens são adequados. Quais são os dois problemas? O primeiro é que há uma escassez de recursos humanos hoje na rede pública de ensino. O Brasil está numa política muito perigosa, para o futuro do país, de desvalorização da profissão de professor da rede pública do ensino básico. O segundo é que não dá para garantir a continuidade administrativa, porque no regime democrático quem se elege, se elege com legitimidade para implantar o programa que desejar. Então, isso dentro dos princípios de uma sociedade democrática não é possível assegurar”, resumiu o deputado Raul Henry.

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UnicapA professora Elba Leicht, coordenadora do curso de Pedagogia da Unicap, falou sobre a importância de encerrar o Seminário com o lançamento do livro do deputado Raul Henry: “O Ginásio Pernambucano é campo de estágio curricular para os nossos alunos. Então, quando nós estávamos organizando o Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, surgiu a oportunidade de ter esse momento para finalizar o evento.”

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