Raimundo Carrero é homenageado na XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários

A abertura da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap, na noite desta segunda-feira (22), foi memorável. A presença do premiado escritor Raimundo Carrero, homenageado do evento, foi marcante. Mesmo doente, ele fez questão de comparecer. Falou sobre a sua vida, trajetória profissional, obra e divertiu a todos com os seus causos.

Natural de Salgueiro, no interior do estado, Carrero, jornalista de formação, já teve passagem pelo Diario de Pernambuco como crítico literário e chefe de reportagem e atualmente é articulista do jornal. Colecionador de vários prêmios ao longo da extensa carreira, como o Jabuti, o da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o São Paulo de Literatura com o livro A minha alma é irmã de Deus. As sombrias ruínas da alma, Sombra severa e Sinfonia para vagabundos são algumas das suas principais colaborações para o universo literário.

A sequência da noite se deu com a realização de uma mesa-redonda com os temas “Entre homens e caranguejos: Reflexão sobre a vida e a obra de Josué de Castro”, “Do travo ao maternar: O imaginário na tessitura de Zuleide Duarte” e “Ser(em)tão: Entre fotografias e palavras”, sendo essa última com a participação de alunos do curso de Fotografia da Unicap.

Segundo Flávia Ramos, coordenadora do curso de Letras e organizadora do evento, a presença de Carrero foi importante para instigar ainda mais a graduação e a pós a desenvolver pesquisas na área de literatura. “Queremos, com o evento, circular ainda mais nos caminhos da literatura, nessa união de duas temáticas, e atrair os alunos para esse ambiente de extensão e de pesquisa”.

A XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários é uma parceria do curso de Letras com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e prossegue até esta quarta-feira (24).