“Quinta em Ritmo e Poesia” celebra o Dia Internacional da Mulher na Unicap
|Por Carolina Oliveira
Música também é saúde. Esse foi o tema que rendeu às mulheres uma homenagem pela data reconhecida internacionalmente como sua. Coordenada pela professora Haidée Camelo e pelo pastoralista Gilmar Araújo, a Quinta em Ritmo e Poesia reuniu no dia 8 de março várias pessoas no hall do bloco G da Unicap.
Composta por Kaline Alves, Carlos Filizola e Ana Teresa, a Banda Alumiados abriu o momento cultural com “Vida de viajante”, canção de Luiz Gonzaga. Outros sucessos do Rei do Baião também foram relembrados, como a música “Sabiá”, que contou com a participação especial da professora Haidée Camelo. Mas a apresentação também incluiu composições próprias do grupo, a exemplo da música “Voinha”.
Perguntada sobre o nascimento da banda, a cantora Ana Teresa afirmou: “Nós três nos conhecemos no curso de Música e Religião, ministrado por Silvério Pessoa. Todos nutriam o desejo de montar uma banda. Foi aí que começamos a arquitetar a Alumiados”.
Durante o momento poético, a poetisa Auzêh Freitas trouxe ao público “La Femme”, entoando a delicadeza própria da data. Assim também fez a atriz Hilda Torres, que imprimiu em gestos e palavras o retrato da mulher moderna ao interpretar trecho do monólogo “Autônoma e Linda”, baseado em fragmentos de “A Mulher Independente” de Simone de Beauvoir. O grupo Vozes Femininas fechou a noite ao som das palavras de Mariana Biaggio, Cida Pedrosa e Silvana Menezes, que conduziram, em versos, uma verdadeira homenagem às mulheres.