Boletim Unicap

Quarta Ambiental discute resiliência das cidades no enfrentamento de eventos climáticos extremos

IMG_94291-

A capacidade de reação das cidades diante dos eventos climáticos extremos foi o ponto de partida das discussões do projeto Quarta Ambiental de hoje (11). A Prof.ª Dr.ª Cynthia Suassuna, do curso de Direito da Católica, deu uma palestra intitulada Resiliência de cidades frente a eventos hidrológicos extremos: como medir?

O questionamento norteou a pesquisa de doutorado em Desenvolvimento Urbano concluída ano passado na Universidade Federal de Pernambuco. Cynthia construiu um índice que mede a capacidade institucional das cidades em se prevenir e como se defender desses eventos cada vez mais frequentes e intensos ao redor do mundo.

IMG_9433-“Esse instrumento pode ser aplicado a qualquer cidade brasileira e é voltado para o monitoramento de inundações e enxurradas”, explicou Cynthia com a propriedade de quem tem graduação em engenharia química e direito. Ela é mestra em Gestão e Políticas Ambientais.

O índice construído por ela leva em consideração várias dimensões, entre elas: governança, capacidade de investimento, organização de defesa civil, educação e uso e ocupação do solo. “As pessoas precisam saber como se proteger. Talvez não possamos evitar as tempestades, mas poderemos ter meios de minimizar os danos”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário