Quarta Ambiental debate Gestão de Resíduos Sólidos

Nesta quarta-feira (16), às 17h, na sala 801 do bloco G, foi realizada palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos. O evento contou com a presença de profissionais da área e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Ciência da Computação. A MSc. Walquiria França, responsável pela áreade Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa Akzonobel, foi a convidada.

“Dependendo de como é feita a gestão dos resíduos, eles podem ser uma fonte de benefícios, mas podem trazer consequências graves para o ser humano e até para a empresa. O trabalho é mostrar aos estudantes e reforçar para os profissionais a importância de você ter uma boa gestão”, afirmou Walquiria, que falou também dos malefícios que os resíduos podem trazer e o que fazer com eles.

“Podem fazer mal à saúde e até levar a óbito. A gestão deles é feita para diminuir os impactos que eles têm e pode-se recuperar o dinheiro investido. As empresas pegam esses resíduos e os transformam em subprodutos para vendê-los”, completou.

O coordenador adjunto da Comissão Estudantil do Crea Junior PE, Breno Lôbo, aluno de Engenharia Civil da Unicap, associou a gestão de resíduos com os aterros sanitários. “É interessante os alunos terem essa noção da importância que o resíduo sólido tem no cenário brasileiro. Hoje, vemos Pernambuco crescendo em relação a aterros sanitários, travando diversos lixões e implantando aterros. A conscientização ambiental e a saúde humana agradecem”, observou.