Psicanalista francês faz palestra na Católica sobre famílias atuais

semiNesta quarta-feira (21), a Universidade Católica de Pernambuco foi sede do seminário “Famílias atuais, transgeracionalidade e adoecimentos na família”, que teve como palestrante o psiquiatra e psicanalista francês Prof. Dr. Alberto Eiguer. O encontro foi realizado na sala de teleconferências localizada no Bloco G4 da Universidade e contou com a presença de estudantes e profissionais que puderam realizar as inscrições através do site da Unicap.

alberto_eiguerAlberto Eiguer é membro associado da Sociedade Psicanalítica de Paris 5 e presidente da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família. Já publicou diversos livros de base analítica, dentre eles A transmissão do psiquismo entre gerações: enfoque em terapia familiar psicanalítica, publicado em 1998, e Um divã para a família: do modelo grupal à terapia familiar psicanalítica, publicado em 1989. Tais obras contribuem de forma significativa para o desenvolvimento teórico e clínico da terapia familiar.

Durante o seminário, foram abordados os mais diversificados assuntos ligados à família. Alberto definiu a família como uma rede de vínculos e enfatizou que são características das relações parentais a reciprocidade, a responsabilidade e o reconhecimento de cada um sobre os outros como interlocutores, que podem sentir emoções e precisam aceitar as diferenças. Classificou ainda os diversos tipos de terapia familiar, indo do mais profundo ao mais superficial e utilizando casos clínicos como exemplo. Tratou também da infidelidade nas relações entre os membros de uma família e da independência e dependência entre esses membros.