Biblioteca da Unicap recebe doação da coleção de livros do Prof. Zeferino de Jesus

Na manhã da última segunda-feira (25), o Pe. Pedro Rubens, Reitor da Unicap, se reuniu com os representantes da Biblioteca Central para concretizar a doação da coleção de livros do falecido Prof. Zeferino de Jesus Barbosa Rocha, teólogo voltado para as áreas da psicanálise e filosofia.

“Estamos recebendo uma biblioteca especializada que é para nós um monumento da vida de uma pessoa, que foi um grande pesquisador, foi professor da Federal e também da Católica. Zeferino partiu, mas deixou uma obra escrita e também essa sua biblioteca. Receber uma doação como essa é de um valor simbólico enorme e físico também”, disse Padre Pedro.

O Reitor acrescentou também que “o conjunto de obras de Zeferino se manterá unificado dentro do acervo da Biblioteca da Católica, funcionando, dessa forma, para pesquisas na área de psicanálise”, comentou.

Alba Rejane de Souza, representando a Biblioteca na reunião, se mostrou honrada e satisfeita com a doação. “Para nós da Biblioteca é uma honra e um prazer muito grande receber uma coleção desse porte, com essa riqueza. Iremos dar um tratamento especial para esse material se tornar, de fato, objeto de pesquisa e possa enriquecer mais o nosso acervo, possibilitando também o aprofundamento das pesquisas dos estudantes”.

A professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica, Maria Consuelo Passo, falou da importância de Zeferino e de seu acervo para a Católica: “Zeferino fez trabalhos extremamente relevantes e tornou o nosso programa uma referência. Eu tenho a grande felicidade de ter sido aluna dele, depois colega e então amiga da família. Ele foi a grande referência em psicanálise, não só minha mas de todos os professores daqui, tanto em estímulo quanto em competência e dedicação. Tenho certeza que essa doação será de grande valia e utilidade do ponto de vista de implementação de pesquisas na nossa área e evidentemente só eleva o nosso nível.”

O material completo consiste em cerca de mil exemplares e será disponibilizado aos poucos no sistema para servir de consulta a pesquisadores e aos alunos da Unicap.