Projetos do Pibid começaram a ser apresentados nesta quarta-feira na Unicap

A tarde desta quarta-feira (14) foi bastante movimentada no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco com a apresentação dos trabalhos realizados por alunos das Licenciaturas de Matemática, Biologia e Química, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Na Biologia, a equipe A, coordenada pelo professor Aluizio Bezerra e composta por Valquíria Silva e Maria Carmem Souza, falou sobre a educação sexual. O objetivo do trabalho feito em colégios era contribuir com a melhoria dos relacionamentos dos jovens. O projeto promoveu reuniões com os pais para explicar e tirar dúvidas sobre a educação sexual que eles (pais) dão aos seus filhos em casa.

O segundo grupo de Biologia, composto por Rodrigo Pinheiro, Ana Paula Gomes, Cleudenora Cássia e Maria Alcilene, apresentou um projeto sobre uma  feira de ciências de tecnologia e meio ambiente. O objetivo do grupo foi desenvolver o trabalho em equipe e incentivar o conteúdo mais importante. As atividades desenvolvidas durante o semestre foram apresentadas pelos os alunos do colégio em uma exposição. No final do estudo, a conclusão foi de que todos os estudantes aprenderam bastante com a experiência.

No curso de Matemática, coordenado pelo professor Vicente Francisco de Sousa Neto, o grupo de Rinaldo Barros e Aline Vidal apresentou o projeto que fazia com que os jovens “brincassem” com a matemática através de um jogo de poliedros. Segundo os bolsistas, o jogo pode explicar melhor como funciona a matemática, a partir de um objeto em três dimensões.

No curso de Química, teve um único grupo que realizou uma peça de teatro para explicar os seguintes fenômenos: 1- liberação de oxigênio, 2- queimando uma cédula de dinheiro sem que a mesma fique carbonizada., 3-Preparação de uma escala de pH, 4- liberação do gás carbônico e 5- o fogo que não queima.

Nesta quinta-feira (15), será a vez da apresentação dos representantes dos cursos de História, Letras e Pedagogia. Todos os trabalhos serão apresentados no auditório G1 da Unicap, às 14h.