Projeto Vozes da África é lançado na Católica

Professores de Comunicação Social da Católica lançaram nesta quarta-feira (20) a série Vozes da África. Os seis programas de um hora para rádio abordam a situação da mulher negra em Pernambuco. Os professores Ana Veloso, Eliza Barreto, Paulo Fradique e Vlaudimir Salvador contaram com a participação de 15 estudantes  na produção e edição.

O projeto foi um dos 20 selecionados no Prêmio Roquete Pinto. Em Pernambuco apenas dois projetos foram classificados. A verba decorrente da premiação foi revertida em equipamentos para o estúdio de rádio da Unicap. Segundo o professor Alexandre Figueiroa, coordenador do curso de Jornalismo, “além da experiência de produzir os programas, a aquisição desses aparelhos, que ficarão para uso dos alunos e professores, foi o grande ganho do Vozes da África”.

Além de Figueirôa, o professor Vlaudimir Salvador percebe nos concursos atuais uma forma de valorizar as produções de rádio, que é um veículo de importância para a sociedade. A ideia para elaborar a série, segundo a professora Ana Veloso, surgiu em maio, após um encontro sobre comunicação com 50 mulheres negras. Entre outras questões, elas apontavam a necessidade de uma representação da negra nos meios de audiovisuais. A partir dessa reinvindicação, a Ana Veloso levou a ideia até os demais docentes, que abraçaram o projeto.

Tentando derrubar os mitos e tornar conhecida a realidade, a série Vozes da África aborda quilombos, economia, lideranças comunitárias. mulheres de terreiro, domésticas e políticas públicas. Os programas têm a narração dos jornalistas Daniel França e Stella Maris.

Alexandre Cunha foi um dos estudantes envolvidos com o projeto. Ele participou dos programas sobre comunidades quilombolas. Um dos principais aspectos desse programa foi desconstruir a ideia de que os quilombos são áreas isoladas e atrasadas. Alexandre disse ter conhecido pessoas que batalham para melhorar a realidade local onde vivem até estudantes universitários.

Os seis programas serão veiculados pela rede pública de rádio, com o apoio da Petrobras. Fotos, vídeos e textos dos bastidores da série podem ser vistos no site http://vozesdaafrica2010. blogspot.com