Projeto Magis Vida do Fé e Alegria realiza gincana

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, promoveu terça-feira (18) mais uma atividade do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.

Dessa vez, os jovens participaram de uma gincana organizada pela psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney. Para começar a brincadeira formaram três equipes de 10 pessoas, e escolheram o nome que indicavam cada grupo.  Em uma tabela numerada de um a 22, cada equipe escolheu um número que indicava uma pergunta sobre drogas (como o cigarro, a maconha, a cocaína, o crack e o álcool).  Cada resposta valia pontos entre cinco e 10, de acordo com o nível da pergunta.  Os vencedores foram Gabriela Maia, Jackson Henrique, José Philipe Soares, Maria Carolina Monteiro e Vitória Virginia. Todos os adolescentes que participaram da gincana ganharam um saco cheio de guloseimas.
Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.