Humanitas em Diálogo promoveu debate sobre a situação política, social e econômica de Pernambuco

O Humanitas em Diálogo, criado pelo Instituto Humanitas Unicap, promoveu quarta-feira (21), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), palestra sobre a situação política, social e econômica de Pernambuco. O evento contou com a presença do diretor da Ceplan Consultoria e professor do curso de Economia da Unicap, Valdeci Monteiro dos Santos, e do coordenador geral de Estudos Sociais e Culturais (CGES) e pesquisador adjunto da Fundação Joaquim Nabuco, Túlio Velho Barreto. A mesa foi conduzida por Carlos Vieira, do Instituto Humanitas.

O professor Valdeci Monteiro dos Santos falou sobre a situação social e econômica do estado. Foram abordadas ao longo da palestra as principais tendências econômicas de Pernambuco, as mudanças no ritmo e padrão de crescimento e as oscilações sofridas pela atividade industrial e do setor de serviços. Tomando como base os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Valdeci Monteiro afirmou que de 2006 para cá o quadro do crescimento econômico local superou a média nacional.

Em seguida, o professor Valdeci Monteiro comentou sobre a expansão da construção civil e a gradual recuperação da indústria de transformação. Além do mais, a estratégia do Governo Federal em incentivar alguns projetos como, a indústria naval e de petróleo, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Bolsa Família e a aposta de investir no potencial de consumo do mercado interno, gerou um aumento no consumo e, consequentemente, um aquecimento da economia, aliado à queda nas taxas de desemprego e o crescimento do emprego formal.

Em contraponto, Valdeci citou alguns setores que foram estrangulados pelo forte avanço econômico do estado, e que são fundamentais para permear um crescimento seguro ao longo dos anos. São eles: a diminuição nos investimentos em ciência e tecnologia, pouca diminuição no percentual de miseráveis, famílias com renda inferior ou igual à 1/4 do salário mínimo, a elevada proporção de domicílios urbanos em situação de pobreza e a grande defasagem no saneamento básico como abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Logo depois, o professor Túlio Velo Barreto explanou sobre a política de Pernambuco e sua forte relação com a economia. “A eleição do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva contribuiu significativamente para o crescimento do estado.  Por ser pernambucano e o estado estar localizado em uma posição estratégica, comercialmente falando, foram atraídos muitos investimentos para a região, especialmente em Suape”, afirma. Além disso, a grande força política que o governador Eduardo Campos representa no cenário nacional favorece a hegemonia política de Pernambuco.