Projeto Horizonte realiza aula na Praça da República

O Projeto Horizonte, junto com a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco e em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco, realizou quinta-feira (26), às 15h, uma aula de campo na Praça da República. O passeio teve a participação de 65 alunos e seus responsáveis, totalizando 138 pessoas.

Os integrantes do Projeto Horizonte tiveram aula sobre a história da praça na sala de informática, o que permitiu que cada um já chegasse ao local com um conhecimento prévio sobre a história daquele lugar.

O trabalho realizado pelos alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas consiste em educar através da informática. Crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e portadores de necessidades especiais, destacando-se os que têm Síndrome de Down e os autistas, são atendidos gratuitamente no laboratório do projeto, com o intuito de inclui-los no meio social. A iniciativa usa a tecnologia a serviço da educação.

A produção textual com multimídias, exercícios lúdicos e de reestruturação da linguagem, pesquisas na internet e a alfabetização digital são as atividades desenvolvidas com as crianças dentro do laboratório do Projeto Horizonte. Quando completou dez anos de existência, o projeto ganhou um moderno software de alfabetização digital, idealizado pela professora Tânia Nery, através de sua pesquisa Alfabetizar Crianças com Necessidades Especiais, ligada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Unicap). Batizado de Alfabeto Brincante, o programa de computador foi desenvolvido com a ajuda de alunos do curso de Ciência da Computação, sob a orientação do professor Francisco Madeiro. A linha de trabalho do programa foi a behaviorista, onde a metodologia construtivista é aplicada.

Além de beneficiar crianças de comunidades carentes e alunos da Universidade, o laboratório do Projeto Horizonte oferece cursos com o propósito de fortalecer o processo de formação de educadores. Neles, professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de magistério – nível médio – aprendem a reconhecer a importância dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos implícitos no processo de aprendizagem. Com a prática de formação continuada, eles aprimoram a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e planejam adequadamente o uso do computador nas aulas.