Boletim Unicap

Projeto de Lei das Universidades Comunitárias é aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara

 

Com informações e fotos da Abruc

O Projeto de Lei n° 7639/2010, de autoria da deputada Maria do Rosário e outros, que “dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências”, foi  aprovado por unanimidade, quarta-feira (09),  na Comissão de Educação e Cultura, através do parecer do deputado Pedro Uczai – PT/SC, que  após debate  na Comissão, leu seu relatório e voto, mantendo o que fora aprovado pela Comissão de Trabalho, de relatoria do deputado Alex Canziani e acrescendo uma emenda, com  a  seguinte  redação:  

“Art. 14. As fundações de ensino criadas por lei estadual ou municipal e existentes em 5 de outubro de 1988, de que trata o artigo 242 da Constituição Federal, são consideradas mantidas pelos respectivos entes instituidores para os fins do art. 157, I e do art. 158, I, da Constituição Federal, independentemente da proporção de recursos provenientes dos entes federados mantenedores nos orçamentos dessas instituições.”

 A Comissão de Educação contou ainda com a presença ativa e articuladora do Reitor Vilmar Thomé, presidente da Abruc, dos Reitores Odilon Poli – Unochapecó e Aristides Cimadon – Onoesc, do secretário executivo da Acafe, professor Darcy Laske, a ainda representantes da Anec, Abiee e Comung. Todos dialogaram e movimentaram seus parlamentares federais nesta sessão, inclusive via telefone, como foram os casos dos contatos dos Reitores Padre Pedro Rubens (Unicap), Hassel Mendes (Unievangélica) e Padre José Marinoni (UCDB), que falaram com os deputados federais de seus respectivos estados. Padre Pedro Rubens pediu o apoio dos deputados de Pernambuco Paulo Rubem Santiago e Raul Henry.

Essa aprovação do PL 7639/10, na Comissão de Educação, é uma importante conquista do Fórum de Presidentes das Comunitárias – Abruc, Abiee, Acafe, Anec e Ccomung – no reconhecimento do segmento Comunitário, e em favor da educação brasileira. Na fala do deputado Angelo Vanhoni, do Paraná, ao parabenizar o qualificado relatório do deputado Pedro Uczai, ele relembrou a iniciativa da então deputada Maria do Rosário, hoje ministra de Direitos Humanos, que com o apoio de dezenas de outros parlamentares, subscreveram o PL 7639/10, que qualificar as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, é qualificar ainda mais a educação superior brasileira, permitindo que os recursos públicos possam ser melhor redistribuídos no conjunto deste segmento, em favor dos jovens que estudam nestas instituições, de perfil muito similar ao público.

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário