Calouros de Arquitetura têm acolhida especial

Os alunos da disciplina de Expressão Gráfica, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, iniciaram um projeto de acolhimento aos calouros que estão começando as aulas no semestre de 2018.1.

A iniciativa trabalha com uma dinâmica de ateliê, que se prolongará pela duração do período, na qual os alunos conviverão com um laboratório que aborda demandas da sociedade, e exercita a expressão coletiva.

O primeiro exercício serviu para medir a habilidade de alunos com programas como Photoshop, e de intervir na realidade imediata de profissionais atuantes. A proposta foi usada num contexto de recepção dos alunos novos, na forma de cartazes direcionados aos novatos, que recebem mensagens, incentivos, e até oportunidades de aprimorar suas habilidades.

De acordo com o professor Diego Inglez de Souza, que ministra a disciplina junto com o professor Lula Marcondes, o resultado do projeto foi interessante em questão de experiência, e começou a ser explorado pela disciplina há um ano e meio, se tornando um tipo de ritual de recepção do curso. “O projeto serve para receber as turmas de maneira calorosa, e a sua produção tem a ver com o conceito de cooperação que a cadeira propõe”, explica Diego.

E esse não vai ser o último trabalho do grupo. Outras ações da atividade denominada Intervenção na Cidade Gráfica já estão sendo colocadas em prática e vão ser divulgadas até o fim do semestre.