Projeto de alunos de Arquitetura da Unicap fica em 14º lugar dentre 123 propostas de todo o Brasil

O projeto Cidade Viva, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, ficou em 14º lugar no 3º Urban 21 – Concurso Universitário de Urbanismo 2017, promovido pela revista Projeto, da Arcos Editorial, com patrocínio da Alphaville Urbanismo S/A. O trabalho das alunas Leidiane Arcanjo, Ana Amélia Almeida, Iohanna Tenório e Maria Cristina Pollesel, que propôs intervenções no entorno do Parque 13 de Maio, concorreu com um total de 123 trabalhos de universidades de todo o país. O projeto, desenvolvido na disciplina Desenho Urbano, foi orientado pelos professores Albérico Paes Barreto, Clarissa Duarte e Andréa Câmara, que é diretora do Centro de Ciências e Tecnologia.
Com o tema “Pensar a cidade, transformar o futuro”, as propostas precisavam apresentar justificativa sobre a escolha da área e exposição da contribuição do projeto para o desenvolvimento urbano do município; equilíbrio entre habitação e oferta de trabalho; sistema de mobilidade compatível com o contexto, dando preferência a mescla de diferentes modais (transporte público, automóvel, ciclismo e pedestres); preservação ambiental; utilização racional dos recursos naturais; infraestrutura compatível com a oferta existente ou de implantação viável; demonstrar capacidade de diálogo entre setores público e privado.

A comissão julgadora foi composta por cinco arquitetos e urbanistas cativos e mais um rotativo, convidado a cada edição e nomeado presidente do júri. São eles: Adriana Levisky (Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana); Carlos Leite (Stuchi & Leite Projetos); Elisabete França (Studio2E Ideias Urbanas); Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetura e Urbanismo); Marcelo Willer (Alphaville Urbanismo) e Fernando de Mello Franco (jurado convidado da edição).
A Proposta de Desenho Urbano da equipe de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco ficou entre as 14 melhores propostas nacionais apresentadas no , de um total de 123 concorrentes.

Além da entrega do troféu e diploma a todos os vencedores, o primeiro e segundo lugares receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 10 mil e R$ 6 mil, respectivamente, e cada professor-orientador será laureado com um iPAD mini. Os responsáveis pelos três projetos contemplados com menções honrosas receberão um diploma.