Projeto Cinema Pela Verdade é exibido na Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (16), o primeiro dia do minifestival Cinema Pela Verdade, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto, que tem o intuito de discutir sobre o período da ditadura militar no Brasil e suas consequências, apresentou ao público o filme Cidadão Boilesen, do diretor Chaim Litewski. O documentário, de 2009, retrata o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, que ganham forma no perfil daquele que foi considerado o mais notório entre eles, Henning Albert Boilesen (1916-1971).

Após a exibição do longa, a organizadora estadual do evento e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, Laura Dornelles; o professor do curso de Jornalismo da Unicap Alexandre Figueirôa; e o assessor de comunicação da Fundação Joaquim Nabuco e ex-preso político, Marcelo Mário de Melo, formaram uma mesa de debates sobre o filme.

Entrando nos aspectos mais técnicos do filme, Figueirôa fez uma análise sobre o personagem principal e os conflitos gerados ao redor dele, sem esquecer do contexto histórico. Abordando ainda mais o contexto da época, Marcelo deu uma aula de história política do Brasil aos poucos alunos que continuaram presentes para assistir ao debate. Ele afirmou que a ditadura foi empregada com símbolos de uma democracia e, assim, se manteve durante os anos ditatoriais: “A ditadura brasileira não era como o fascismo de Mussolini, existia uma troca de presidentes, escolhidos através de uma votação, e havia, sim, um apoio de parte da sociedade e o filme retrata isto”. Marcelo tocou ainda em pontos da história como a Abolição da Escravatura e a Reforma Agrária, momentos dos quais ainda podemos sentir pelos resquícios que foram herdados pela sociedade de hoje. “Temos que olhar para o passado para corrigir essa mazela que ainda atropela o país”, completou o assessor de comunicação sobre alguns dos fatos históricos brasileiros.

Presente no evento e contribuindo ainda para o debate, a Pró-Reitora Acadêmica da Unicap, Aline Grego, relembrou do que foi falado por Marcelo Mário de Melo sobre a participação civil na Ditadura Militar: “A participação que aconteceu, principalmente na região Sudeste, se deu por meio da elite brasileira, que não só apoiou como financiou os militares, como é mostrado claramente no filme”.

Nesta quinta-feira (17), a exibição do filme Hércules 56, dará continuidade ao minifestival e acontecerá às 18h, na sala 510, do bloco A.