Projeto Bíblia, Comunicação e Arte debate sabedoria do Livro de Jó
|O projeto Bíblia, Comunicação e Arte realizou , na tarde desta terça-feira (14), no auditório do CTCH, a conferência intitulada A Teologia na tenda de Jó, que foi proferida pela biblista, professora da Faculdade Católica de Fortaleza e colaboradora do Mestrado em Teologia da Unicap, Drª Aíla Pinheiro.
A pesquisadora fez uma análise da origem dos problemas do mal e do sofrimento humano a partir do texto bíblico de Jó. “Vamos tentar descobrir o que esta sabedoria tem a nos ajudar nessa reflexão”. A pesquisadora defende que as Ciências Humanas como a Teologia e a Filosofia tem de, pelo menos, ensaiar respostas para essas questões.
Ela criticou a “leitura literal” de textos bíblicos em tempos de fundamentalismo sem reflexão para os dias de hoje. “Os textos da Bíblia são a base para motivação para alcançarmos as nossas próprias respostas”.
Segundo Aíla, as escrituras de Jó podem nos trazer vários ensinamentos para os conflitos vividos atualmente. “Ele foi perseguido por Satã (uma espécie de ministro da Fidelidade do imperador persa, Ciro) perdendo os filhos e os bens por causar desconfiança no imperador. Jó se coloca diante de Deus para um debate. Deus não responde, nem explica seus sofrimentos, mas amplia a visão de Jó”.
Durante a explanação, a professora disse que o livro de Jó não determina a origem nem a causa do sofrimento humano. “Isso faz parte dos limites do conhecimento humano. Deus exige fidelidade, independentemente de conhecê-lo ou não”.