Católica faz sucesso com nova geração do tênis de mesa

IMG_2509

A Universidade Católica de Pernambuco participou da terceira etapa do Rating Estadual, realizado domingo (dia 25), no Ginásio Municipal de Caruaru. Participaram do torneio cerca de 100 atletas, representando o Sport Clube do Recife,
A Unicap, reconhecida em Pernambuco como uma instituição formadora de novos talentos, mantém esta tradição no mesatenismo, através dos irmãos Lucas e Gustavo dos Santos Carvalho, que integraram a equipe da Católica em terras sertanejas.Clube das Águias, Associação Bongi, Prefeitura de Caruaru, Prefeitura de Glória do Goitá, além da delegação da Unicap,formada por seis atletas, sendo uma mulher e cinco homens.

IMG_2513Lucas, o mais velho, com 13 anos de idade, iniciou na modalidade há cerca de um ano e meio, e vem tendo um desempenho cada vez mais ascendente nas competições. Em 2012 foi campeão estadual da categoria estreante na faixa etária de 12 a 14 anos. Em 2013 começou a participar de forma mais efetiva dos campeonatos. Iniciou pelo rating da 5ª divisão e, em pouco tempo, acumulou pontos e avançou para o rating da 4ª divisão, onde mais uma vez não demorou muito e obteve o acesso à 3ª divisão. Em Caruaru, fazendo sua estreia na terceirona, Lucas mais uma vez não vacilou e conquistou o vice-campeonato da categoria, perdendo somente no jogo final para um atleta adulto por 3×0. Com este resultado, teve a oportunidade de também jogar como convidado na 2ª divisão, para obter mais experiência. Perdeu dois jogos por 3×2 e venceu outro pelo mesmo placar. Atualmente, Lucas treina três vezes por semana, por cerca de 90 minutos.

IMG_2518Gustavo tem 9 anos e a trajetória igual a do irmão. Ingressou na modalidade apenas para acompanhá-lo aos treinos, mas aos poucos foi se interessando pela modalidade. Começou a participar de eventos de forma efetiva neste ano, já tendo conquistado, por antecipação, a categoria pré-mirim estreante. Em Caruaru, Guga, como é mais conhecido, estreou na 6ª divisão e venceu dois jogos, perdendo nas quartas de final por 3×2, ficando com a 5ª colocação.

O principal motivo dos dois gostarem e se dedicarem à prática esportiva vem do incentivo dos pais. a mãe, Ana Paula Santos (ex-aluna de Jornalismo), praticou handebol e o pai futsal nos tempos de escola e universidade. Para eles, é importante a atividade esportiva para as crianças, sobretudo pelo aspecto social e emocional. Ainda, segundo eles, as crianças conseguem conciliar muito bem as atividades escolares e o esporte.

Demais resultados da Unicap em Caruaru:

Iara Borba conquistou o título na 1ª divisão feminina de forma invicta, vencendo os seus três jogos. Ela lidera o Estadual com larga vantagem para a segunda colocada do Sport Clube do Recife.

Na 1ª divisão masculina, pela segunda vez consecutiva, deu uma “dobradinha” com os 1º e 2º lugares cabendo a Gustavo Lopes (ex aluno de Engenharia) e Joaquim Júnior (ex-aluno de Ciência da Computação), respectivamente.

Para o técnico da equipe de tênis de mesa da Católica, Paulo Matos, a temporada de 2013 vem sendo muito vitoriosa, fruto de um trabalho sério, aliado a atletas dedicados.