Programação do Católica In 2015 começa com a área de Saúde

Fotos: Gustavo Gloria

Os auditórios G1 e G2 ficaram lotados na tarde de abertura do Católica In 2015. Estudantes de 44 escolas públicas e privadas do Ensino Médio da Região Metropolitana do Recife e do Interior do Estado tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e das profissões da área de Saúde.

Eles participaram de visitas guidadas às salas de aula e aos laboratórios dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Psicologia. Os grupos foram guiados por alunos voluntários da própria Universidade Católica de Pernambuco dos cursos de Eventos, Filosofia e Publicidade e Propaganda.

“A maioria de vocês está em plena adolescência ou mesmo ainda na pré-adolescência e são obrigados a tomar uma decisão importante sobre qual carreira profissional seguir. Saibam que ao longo deste percurso é possível mudar. Isso é muito natural. Esta Casa está a disposição de vocês para ajudar no que for preciso”, disse a Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Prof.ª Drª Aline Grego ao dar as boas vindas aos estudantes.

Quem foi ao auditório G2 pôde acompanhar uma palestra da coordenadora do curso de Medicina. A Prof.ª Drª Erideise Gurgel abordou diversos aspectos da profissão de médico a exemplo, da própria definição, mercado de trabalho, campos de atuação e história.

De acordo com Erideise, ao longo do tempo a Medicina passou a  ser uma ciência muito mais ligada à saúde que à doença. Tendência que começou a se consolidar entre as décadas de 60 e 70 do século passado com a reforma da área de Saúde e do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o âmbito social.

Após a explanação, houve espaço para perguntas. Ao ser questionada sobre remuneração, Erideise deum uma explicação que pode ser aplicada a qualquer carreira. “O dinheiro é consequência de ‘fazer bem algo’. O seu objeto de escolha deve ser prazeroso e o reconhecimento financeiro é consequência”.