CCS provome minicurso de Gerenciamento da Qualidade Total na 8ª Semana de Integração

Começou na tarde desta terça-feira, (5), no auditório da Empresa Júnior da Universidade Católica de Pernambuco, o minicurso de Gerenciamento da Qualidade Total, ministrado pelo professor de Administração José Sales, dentro da 8ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs). Os participantes do curso são a maioria estudantes de Administração, e as aulas têm como objetivo conceituar o modelo de organização e desenvolvimento das empresas.

José Sales explicou o surgimento do modelo de Qualidade Total, iniciado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, na reconstrução do país. O CQT foi desenvolvido por engenheiros japoneses em parceria com os americanos. O professor explicou que o modelo é simples e óbvio, e que deveria ser referência básica de muitas empresas. “Neste modelo, todos os funcionários, desde a pessoa que gerencia e planeja até as que executam, devem participar e conduzir o controle de qualidade, sempre buscando melhorias para a empresa”.

Este gerenciamento fez com que o Japão crescesse rapidamente e se tornasse a segunda maior economia do mundo, e muitos outros países quiseram copiar o modelo de sucesso, inclusive o Brasil. “Nós demoramos para adotar este modelo, mas hoje, muitas secretarias do governo de Pernambuco utilizam o CQT e estão melhorando bastante”. Ele destacou também que um dos pontos principais é o desenvolvimento pessoal dos funcionários e o atendimento das reais necessidades do cliente.

Informações: 2119-4173

Para saber mais da 8ª SIUCS, acesse o site.