Programa de rádio sobre a Comissão Estadual da Verdade é realizado na Unicap

Foto: Carolina Nogueira

Aconteceu, na última segunda-feira (24), no laboratório de RádioJornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, um programa piloto sobre direitos humanos. A ideia partiu do estudante  de Jornalismo Ademir Santos. O debate de estreia falou sobre a Comissão Estadual da Verdade e teve como convidada a secretária de Direitos Humanos do Recife e presidente do Movimento Tortura Nunca Mais, Amparo Araújo.

Urariano Mota

Estavam também presentes o jornalista, escritor e poeta Urariano Mota, autor da obra Soledad no Recife, livro que fala de uma militante

Amparo Araújo

paraguaia que foi morta na capital pernambucana pelas forças de repressão; o sociólogo e ex-preso político Edval Cajá, presidente do Cento Cultural Manoel Lisboa;  e o sociólogo, cientista político e ex-coordenador do Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares) e membro da Comissão Estadual da Verdade, Manoel Moraes.

O programa abordou desde os objetivos da Comissão da Verdade até o papel da imprensa na cobertura dos trabalhos realizados, passando pelos crimes cometidos em Pernambuco na época da ditadura.

Os programas sempre vão durar em torno de 1 hora e têm a supervisão geral de Pedro Pontual, historiador, com pós-graduação em gestão pública, e do professor de RádioJornalismo da Unicap Vlaudimir Salvador. Os trabalhos técnicos ficam sob a responsabilidade de Marcos André. A ideia de Ademir é que o programa seja veiculado em alguma rádio local.