Programa de Pós-graduação em Psicologia e agência Combogó desenvolvem app para reabilitação de portadores de déficit de atenção

Em parceria com a agência Combogó, do curso de Jogos Digitais, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unicap, Véronique Donard, desenvolveu em seu projeto de pesquisa um app que favorece a reabilitação cognitiva dos distúrbios de déficit de atenção.

O jogo batizado de “Psicoping” entra no universo lúdico-tecnológico por ser um Serious Game (jogo sério) que possui fins terapêuticos. Segundo os estudos da professora Véronique, os jogos digitais, de modo geral, facilitam a relação do terapeuta com o paciente, e alguns são indicados para o tratamento de patologias relacionadas a déficits cognitivos.

A parceria com o professor Breno Carvalho e a agência de soluções interativas Combogó tornou possível a criação do app. “A Combogó permitiu que o projeto caminhasse mais rapidamente por ter estudantes dedicados especialmente para a criação desse aplicativo”, conta a professora.

Iniciado em 2016, o projeto foi apresentado em um congresso de psicologia no Canadá em 2018 e, agora, se encontra em fase de aperfeiçoamento. “A nova etapa da pesquisa irá retirar bugs e criar mais níveis de dificuldade. Além de adicionar um dispositivo de rastreio do déficit de atenção”, explica Véronique.

O projeto chamou atenção de pesquisadores franceses do ScaLAb da Université Lille 3, que irão confirmar cientificamente as atribuições do app. Véronique aposta no estudo da ciberpsicologia pois acredita que existe uma influência mútua entre o homem e a máquina. “A vida ocidental moderna está baseada nas novas tecnologias, e elas modificam a gente. A psicologia precisa se adaptar, porque se você não estudar essas modificações, você vai acabar não compreendendo mais o ser humano”, relata a professora.