Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Católica realiza seminário com pesquisador francês

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, linha Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, da Universidade Católica de Pernambuco realizou quinta (5) e sexta-feira (6), no anfiteatro do bloco G4, o Seminário “Subjetividade contemporânea, sujeito, sexo e sexualidade”, apresentado pelo professor Christian Hoffmann, pesquisador do Centro de Psicanálise e Medicina e vice-presidente da Universidade Paris Diderot – Paris 7, na França.

No início do evento, a coordenadora de Pesquisa da Unicap e organizadora do encontro, professora Edilene Queiroz, deu as boas-vindas aos presentes e apresentou o palestrante.  “Já é a segunda vez que o professor Christian Hoffmann vem aqui, ao nosso programa. Nós temos muito prazer em recebê-lo. As pessoas gostaram muito, do seminário que ele ministrou da vez passada e, por isso, nós estamos de alguma forma repetindo a experiência. Amanhã, nós teremos uma atividade restrita para o pessoal da pós-graduação porque vão ser discussões de teses. Em agosto, queria anunciar que vem o professor Jacques André para apresentar uma conferência, um seminário e analisar teses do nosso programa.”

Em seguida, o professor Christian Hoffmann começou o seminário, com tradução simultânea do francês para o português realizada pela professora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Católica Maria de Fátima Vilar de Melo. “Bom dia! Estou contente de estar aqui com vocês. A experiência do ano anterior foi muito rica para mim, pois as trocas permitiram a publicação de um artigo. Agradeço à Edilene Queiroz pelo convite, agradeço a vocês por estarem aqui e agradeço à Fátima pela tradução.”

“Para este ano, eu vou expor minha pesquisa que venho desenvolvendo há um ano. Eu atuo há 35 anos, primeiro como clínico em psiquiatria, depois na universidade, tendo uma linha analítica. Assim, eu me interesso essencialmente  pela psicose e, depois, pela adolescência, porque muitas psicoses aparecem na adolescência. É aí que se fala mais frequentemente sobre Boderline. Eu vou apresentar a vocês minha concepção sobre Boderline. Nós nos interessamos, ao mesmo tempo, pela metapsicologia e a epistemologia. Esse é meu trabalho.”

“Claro que hoje, com Foucault, se fala de subjetividade. Então o que me interessa é dizer como na clínica se articula para cada um a subjetividade com a questão do sujeito. Eu penso que o que se chama de Boderline Psicótico, que a gente pode ver hoje, que são subjetividades sem sujeitos. É o meu tema essencial. Quero dizer, aliás, que alguém que tem uma potencialidade psicótica (e todos os autores de Boderline sempre falaram dessa potencialidade psicótica nos ‘Boderline’), pode construir uma subjetividade hoje que não é psicótica e que permite a ele viver nesse mundo contemporâneo, mas ele tem dificuldade em relação à responsabilidade no que concerne a sua subjetividade. E essa questão da responsabilidade no que concerne á subjetividade é o que se chama o sujeito. Aliás, Winnicott já dizia que, com os adolescentes, é necessário lhes interrogar sobre os seus sintomas. Mas se eu interrogo alguém sobre seus sintomas, eu suponho que há um sujeito para responder e é aí que, às vezes, existe um problema quando se trata de psicose”, explicou o professor Christian Hoffmann.

A reportagem do Boletim Unicap conversou com a professora Edilene Querioz sobre a importância desse evento para o Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica.

O professor Christian Hoffmann tem vários livros publicados sobre isso. Ele é vice-presidente da Universidade Paris VII e, por conta dessa aproximação que nós estamos fazendo e com a aproximação , também, do Congresso de Adoção, que nós tivemos no ano passado, com um grupo da Paris VII, estamos firmando um convênio para intercâmbio com dupla titulação dos doutorandos da Unicap, ou seja, o aluno defenderá sua tese aqui e defenderá na Paris VII. Ele terá um orientador aqui e outro lá. O que vai ser maravilhoso para os alunos do Doutorado. Esse evento já é um pontapé inicial do convênio, tanto é na sexta-feira, dia 6, vai ter uma atividade fechada, na qual ele vai discutir as teses de Doutorado que nós temos aqui.