Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem promove palestra com Marcos Bagno

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Unicap promove, no dia 19 de junho, das 9 às 12h, a palestra Formação docente e educação linguística, com o Prof. Dr. Marcos Bagno, da Universidade de Brasília (UnB), seguida do lançamento do livro mais recente do autor, Objeto Língua.

O evento acontecerá no Auditório G1, no primeiro andar do bloco G, com entrada franca. Basta apenas que os interessados se inscrevam pela página de inscrição. Em caso de dúvidas ou para mais informações, você pede entrar em contato pelo e-mail ppgcl@unicap.br.

Sobre Marcos Bagno
Marcos Bagno é professor do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), tradutor, ficcionista, poeta, autor de literatura infantojuvenil, com cerca de trinta obras publicadas. Atua principalmente nas áreas da sociologia da linguagem, da descrição do português brasileiro e da pedagogia da variação linguística. Recebeu, entre outros, o Prêmio Jabuti (2012), o Prêmio Glória Pondé da Biblioteca Nacional (2013) e o Prêmio Brasília de Literatura (2014). Traduziu mais de cem livros, entre obras científicas e literárias, do inglês, do francês, do espanhol, do italiano e do galego. Publicou, entre outros títulos, Preconceito linguístico (1999), Gramática pedagógica do português brasileiro (2012) e Dicionário crítico de sociolinguística (2017). De sua produção literária se destacam O espelho dos nomes (literatura juvenil), Marcéu (conto), As memórias de Eugênia (romance), Vaganau e Solipso (poesia). (Fonte: Site da Parábola Editorial)

Sobre Objeto Língua
Inéditos e revisitados, os textos que compõem Objeto Língua registram o percurso de quase três décadas de atuação de Marcos Bagno no campo dos estudos da linguagem, na luta por uma educação linguística democrática e formadora de cidadãs e cidadãos, e na arena política da defesa do direito à fala dos amplos setores da população brasileira secularmente discriminados e excluídos por suas práticas de linguagem. Os gêneros são os mais diversos, indo da crônica ao ensaio, do depoimento pessoal à discussão de conceitos fundamentais para o entendimento do fenômeno da linguagem humana, tratado sempre desde uma perspectiva social, cultural e política. Etimologia, tradução, ensino, letramento, contato de línguas, variação e mudança, políticas linguísticas são, entre outros, os temas que participam da construção deste objeto, tão familiar mas ao mesmo tempo tão esquivo, que é a língua. (Fonte: Site da Parábola Editorial)