Profissionais de Ciências Contábeis serão submetidos a Exame de Suficiência

O ano de 2011 promete ser bastante positivo para os profissionais da área contábil. Um levantamento realizado pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado que oferece profissionais qualificados para a área financeira, com 1,9 mil empresas em 10 países revelou que 39% das companhias instaladas no Brasil pretendem aumentar a equipe nos próximos meses. O motivo principal, apontado por 62% dos entrevistados, é a ampliação dos negócios.

Com o crescimento dos mercados, aumenta a procura por profissionais de contabilidade que, além de compreender o sistema fiscal e tributário, sejam capazes de auxiliar em decisões importantes da empresa. “A área de contabilidade deve ser vista como estratégica não só nas empresas como também na sociedade”, diz o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco, professor Josiel Barbosa.

A Lei nº 12.249/2010 instituiu o Exame de Suficiência, considerado um grande avanço pela categoria. “A exigência valoriza a atividade e garante para o cliente mais qualidade no serviço prestado”, analisa o professor Josiel. O exame será realizado no dia 27 de março. Somente poderão se inscrever candidatos que tenham concluído o curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou Técnico em Contabilidade. O coordenador do curso de Contábeis da Unicap chama atenção para alunos que estejam procurando o curso técnico de contabilidade. “O curso técnico está em fase de extinção, em 2015 já não estarão mais sendo formados técnicos em contábeis. Isso é uma exigência do mercado e força os estudantes para uma formação superior”, ressaltou. A inscrição para a prova começa na próxima segunda–feira, dia 10 de janeiro, e vai até 11 de fevereiro, nos conselhos regionais de contabilidade de cada estado.

“O avanço tecnológico e as constantes mudanças na legislação são um desafio diário para as empresas”, diz o coordenador. Além disso, com o aumento da transparência e controle nos processos, a área contábil passou a ser mais requisitada. “É preciso um mecanismo como o Exame de Suficiência que garanta a capacitação do profissional para esta atividade, que exige preparo, conhecimento e qualificação”, disse. O Brasil tem, atualmente, 417 mil contabilistas e 70 mil empresas contábeis.