Boletim Unicap

Professores do curso de Letras prestam homenagem a Lúcia Tavares

A emoção tomou conta de todos os que compareceram, na noite desta segunda-feira (1º), à missa de sétimo dia da professora Maria Lúcia Tavares Correia Xavier, celebrada pelo Padre Antônio Mota, na capela da Unicap. Muito querida por seus colegas do curso de Letras e pelos inúmeros alunos que teve ao longo da vida, Lúcia Tavares, como era mais conhecida, será sempre lembrada com imenso carinho.

Durante a celebração, ela foi homenageada pelos professores do curso de Letras. Primeiro, a professora Elizabeth Siqueira contou alguns passagens de sua convivência com Lúcia. Depois, foi a vez dos professores Clélia Geha, Maria Lisá Montenegro, Álvaro Negromonte e Ligia Rodrigues Vieira lerem a oração de Santo Agostinho “A morte não é nada”. Em seguida, a professora Maria Lisá, que era comadre de Lúcia, leu um texto dedicado aos filhos dela, Isabel, Daniel  e Adriano.

No texto, ela ressaltou que teve a felicidade de compartilhar por muitos anos da amizade de Lúcia. “Nós nos respeitávamos muito e também discordávamos algumas vezes. Mas ela era superior no trato com os colegas e com os funcionários, a ponto de voltar atrás quando não tinha razão, porque era justa e sabia também perdoar”, enfatizou. Lembrou também que a comadre era uma pessoa muito organizada, que preparava tudo com antecedência, consciente de seus compromissos e que trabalhou sem parar.  Se dirigindo aos filhos da professora Lúcia, ela frisou que “uma palavra qualquer não diminuiria a dor da perda, mas que iria tentar com Pablo Neruda: ‘Hoy entregamos a la sombra un ser resplandeciente, que nos regalaba uma estrella cada dia'”.

Saiba mais

A professora Lúcia Tavares faleceu na última segunda-feira (24), aos 82 anos, em decorrência de um câncer. Ela entrou na Unicap em 1972 e há 37 anos ensinava espanhol no curso de Letras. Deixou três filhos (Isabel, Daniel, que não pode comparecer à missa por residir em São Paulo, e Adriano) e três netos. Ela era irmã da jornalista e ex-deputada Cristina Tavares.

print

Compartilhe:
2 Comments

Deixe um comentário