Professores do curso de Letras prestam homenagem a Lúcia Tavares
|A emoção tomou conta de todos os que compareceram, na noite desta segunda-feira (1º), à missa de sétimo dia da professora Maria Lúcia Tavares Correia Xavier, celebrada pelo Padre Antônio Mota, na capela da Unicap. Muito querida por seus colegas do curso de Letras e pelos inúmeros alunos que teve ao longo da vida, Lúcia Tavares, como era mais conhecida, será sempre lembrada com imenso carinho.
Durante a celebração, ela foi homenageada pelos professores do curso de Letras. Primeiro, a professora Elizabeth Siqueira contou alguns passagens de sua convivência com Lúcia. Depois, foi a vez dos professores Clélia Geha, Maria Lisá Montenegro, Álvaro Negromonte e Ligia Rodrigues Vieira lerem a oração de Santo Agostinho “A morte não é nada”. Em seguida, a professora Maria Lisá, que era comadre de Lúcia, leu um texto dedicado aos filhos dela, Isabel, Daniel e Adriano.
No texto, ela ressaltou que teve a felicidade de compartilhar por muitos anos da amizade de Lúcia. “Nós nos respeitávamos muito e também discordávamos algumas vezes. Mas ela era superior no trato com os colegas e com os funcionários, a ponto de voltar atrás quando não tinha razão, porque era justa e sabia também perdoar”, enfatizou. Lembrou também que a comadre era uma pessoa muito organizada, que preparava tudo com antecedência, consciente de seus compromissos e que trabalhou sem parar. Se dirigindo aos filhos da professora Lúcia, ela frisou que “uma palavra qualquer não diminuiria a dor da perda, mas que iria tentar com Pablo Neruda: ‘Hoy entregamos a la sombra un ser resplandeciente, que nos regalaba uma estrella cada dia'”.
Saiba mais
A professora Lúcia Tavares faleceu na última segunda-feira (24), aos 82 anos, em decorrência de um câncer. Ela entrou na Unicap em 1972 e há 37 anos ensinava espanhol no curso de Letras. Deixou três filhos (Isabel, Daniel, que não pode comparecer à missa por residir em São Paulo, e Adriano) e três netos. Ela era irmã da jornalista e ex-deputada Cristina Tavares.
Sou o filho caçula da professora Lúcia Tavares, queria agradecer pela missa, pelo boletim, enfim, pela atenção dispensada pela UNICAP para com mamãe.
Obrigado.
PS: Só uma correção, o filho que não pode comparecer pois já tinha retornado à São Paulo onde mora é Daniel, filho do meio. Isabel é a mais velha.
Prezado Adriano,
Fui aluna de espanhol da sua mãe, no curso de Jornalismo, no final dos anos 1980. Ela era uma pessoa queridíssima. Todas as vezes que nos encontrávamos pelos corredores, nos abraçávamos e eu sempre cobrava dela a volta do festival que ela organizava aqui na Católica, no qual cada grupo de alunos de suas turmas de espanhol representava um país de língua espanhola. Era um evento sensacional e muito rico. Aprendíamos bastante. Ela me dizia: “Paulinha, dá muito trabalho”. E eu dizia: “Lúcia, eu lhe ajudo”. Infelizmente, ela se foi sem que o festival fosse reeditado. Pode ter certeza que sua mãe estará para sempre em nossos corações.
Paula Losada
Assessora de Comunicação